Durante todo o mês de outubro, a São Matheus – Clínica de Diagnóstico por Imagem, de Goiânia (GO), estará promovendo ações para orientar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama e a importância da realização de exames para a identificação precoce da doença, que quando diagnosticada no início tem até 95% de chance de cura.
Um folder elaborado pela clínica traz orientações sobre a importância do autoexame, da realização da mamografia e da indicação também da ultrassonografia das mamas e da ressonância magnética para o diagnóstico e o monitoramento do câncer de mama. Confira o texto completo do material, que está sendo distribuído pela clínica:
CÂNCER DE MAMA
O que é?
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve em consequência de alterações em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. É o tipo de câncer mais comum entre a população feminina e tem alta taxa de mortalidade, mas, se diagnosticado no início as chances de cura chegam a 95%.
O que pode causar o câncer de mama?
A maioria dos casos de câncer de mama ocorre sem uma causa definida. Mas, alguns fatores aumentam os riscos de desenvolvimento da doença, dentre eles, história de câncer de mama em parente em primeiro grau (mãe, irmã ou filha), principalmente, antes dos 50 anos de idade ou casos de câncer de mama bilateral ou de ovário em qualquer idade e história familiar de câncer de mama masculino.
Sintomas da doença
Os principais sintomas do câncer de mama são a presença de nódulo ou caroço na mama ou a saída de líquido transparente ou com sangue pelo mamilo. Por isso, atenção: qualquer alteração observada nas mamas merece ser avaliada por um médico.
Como é feito o tratamento
O tratamento do câncer de mama depende do tipo do tumor e da fase em que ocorreu o diagnóstico e pode incluir quimioterapia e radioterapia. Devido aos diagnósticos cada vez mais precoces, as cirurgias já são menos agressivas e, muitas vezes, a mama não precisa ser retirada.
Como prevenir o câncer de mama
Faça o autoexame periodicamente;
Tenha uma alimentação saudável;
Pratique atividades físicas;
Controle seu peso;
Não fume;
Evite bebidas alcoólicas;
Evite consumir carne vermelha;
Tenha filhos antes dos 35 anos;
Amamente;
Faça exames clínicos da mama até os 40 anos e mamografia anualmente a partir desta idade.
A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA
A mamografia, um dos exames oferecidos pela São Matheus – Clínica de Diagnóstico por Imagem, é uma das grandes aliadas da população na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Realizada com um aparelho chamado mamógrafo, a mamografia pode identificar lesões benignas e nódulos cancerígenos imperceptíveis em exames clínicos ou no autoexame.
Em alguns casos podem ser indicadas também a ultrassonografia das mamas e/ou a ressonância magnética, exames que também são realizados pela São Matheus.
Quando fazer a mamografia
Para a população geral, o Colégio Brasileiro de Radiologia recomenda que se inicie a partir dos 40 anos e, depois, anualmente. Já pessoas com risco aumentado para o câncer de mama poderão iniciar antes dessa idade, aos 35 anos, de acordo com a orientação médica.
Na hora do exame
Durante a mamografia, algumas mulheres podem sentir desconforto ou dor, que geralmente não impedem a realização do exame, pois esses incômodos são pequenos e passageiros diante da importância da mamografia para a saúde.
Dicas
• Evite agendar o exame logo antes ou depois da menstruação. O ideal é durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual, pois neste período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto.
• No dia do exame, prefira roupas que possam ser facilmente retiradas e vestidas. O ideal é usar duas peças, com uma camisa abotoada.
• Fale com seu o médico caso apresente rigidez muscular, dificuldade para levantar os braços ou outros problemas que possam dificultar a posição correta no aparelho.
• O uso de próteses de silicone também deve ser informado ao médico.
• O profissional que a atender irá posicioná-la corretamente no mamógrafo. O exame é rápido e você deve se sentir confortável.
• Se houver indicação clínica, grávidas também podem ser submetidas à mamografia. Neste caso, é utilizado um avental de chumbo para proteger o feto.
Fontes:
Dra. Mariana Mesquita Gomes (CRM/GO 15.202) / São Matheus – Clínica de Diagnóstico por Imagem
Sociedade Brasileira de Mastologia