As pessoas estão vivendo mais e os idosos já representam uma boa parte da nossa população. Segundo o IBGE, o número de idosos no Brasil deve triplicar até 2030. Os avanços da medicina, a tecnologia e o conforto que o mundo moderno proporciona estão fazendo com que os brasileiros vivam mais. Felicidade por um lado, mas preocupação por outro. Dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) mostram que nos próximos 15 anos, a estimativa é de que os gastos dos planos de saúde com serviços relativos a idosos passem de 27% do total, em 2010, para 42%. Isso fez com que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) colocasse o tema como a prioridade da reguladora. E os problemas já começam a ser sentidos: reajustes abusivos e ilegais para maiores de 60 anos, negativas de tratamentos e até mesmo a recusa de pessoas mais velhas pelas operadoras de saúde.

De acordo com a advogada Renata Vilhena Silva, especialista em direito à saúde, com a idade as pessoas estão mais propensas a ter complicações de saúde mais sérias, o que causa a maior utilização dos planos, mas nada justifica a abusividade cometida pelas empresas. “Os idosos passam por situações humilhantes e têm tratamentos cruciais para a sua saúde negados com frequência. Aqueles que procuram trocar de plano ou fazer uma nova contratação são recebidos com hostilidade pelas operadoras e não conseguem uma assistência à saúde por conta da idade”, afirma a especialista.

O número de reclamações contra os planos de saúde continua em alta. No primeiro semestre de 2013, foram 46 mil queixas registradas, de acordo com a ANS. Já são mais de 48 milhões de beneficiários, entre eles os idosos, que enfrentam constantemente problemas e imprevistos, que podem surgir exatamente no momento em que o consumidor mais necessitar da assistência à saúde. Como as dúvidas são grandes, o escritório paulista Vilhena Silva Advogados, especializado em direito à saúde, promove gratuitamente, no próximo dia 18 de setembro, às 19h, em São Paulo, a palestra Idosos e os Planos de Saúde.

As advogadas Renata Vilhena Silva, Ana Paula Carvalho e Juliana Nordi comentarão sobre decisões judiciais recentes e esclarecerão dúvidas sobre reajuste por faixa etária, estatuto do idoso, descredenciamentos de clínicas e hospitais, negativas de tratamento de câncer, home care, próteses e medicamentos, remissão e permanência no plano de aposentados, entre outras. Além disso, Renata Vilhena Silva, considerada neste ano como uma das 100 pessoas mais influentes na área da saúde no Brasil, pela revista Health Care, apresentará um panorama atual do setor de saúde no país.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3256-1283.

Serviço:

Palestra Idosos e os Planos de Saúde

Data: 18/09/2013

Hora: 19h

Local: Saint Charbel Suítes & Life – Rua Barata Ribeiro, 205 – Bela Vista – São Paulo.