Encerrando as celebrações do Outubro Rosa – campanha que acontece em vários países, durante todo o mês, com o objetivo de orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama -, a Unimed Cerrado promoveu, na tarde de 29 de outubro, uma palestra com a médica Fernanda Rassi Alvarenga. Durante a palestra, ministrada no Centro de Desenvolvimento Humano da Unimed Cerrado, a médica orientou e esclareceu dúvidas das colaboradoras da Federação sobre os riscos, a incidência, formas de prevenção e de diagnóstico da doença.
“É importante repassar essas informações para tentarmos reduzir a incidência deste tipo de câncer, que é o mais comum entre as mulheres”, disse a médica, ressaltando que o câncer de mama é hoje a causa mais frequente de morte entre mulheres de 35 a 55 anos de idade.
Fernanda Rassi explicou que entre os fatores de risco para o aparecimento da doença estão a obesidade, sedentarismo e alcoolismo, problemas que podem ser evitados contribuindo para a redução dos riscos do câncer de mama. Ela também destacou a importância do diagnóstico e do tratamento precoces da doença e citou que a mamografia é o exame “padrão ouro” para o rastreamento do câncer de mama.
Após a palestra, colaboradoras e colaboradores da Unimed Cerrado participaram de um lanche, com bolos, doces e frutas, a maioria de cor rosa. Entre os colaboradores, que desde o dia 14 vinham usando um laço rosa, símbolo da campanha, também predominaram as roupas rosa.
Coordenadora de Gestão de Planos de Saúde da Unimed Cerrado, Lucijane Costa, explicou que a promoção desta palestra faz parte das ações da área de Medicina Preventiva, que está sendo reestruturada pela Federação. Segundo ela, serão promovidas novas ações preventivas, visando a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores da Unimed Cerrado e das empresas clientes.