Palestra sobre o tema “Comunicação e Reprogramação celular mediada por exossomas: uma nova alternativa terapêutica”

O cirurgião plástico, Dr. Marco Aurélio Pellon, faz palestra sobre o tema “Comunicação e Reprogramação Celular mediada por exossomas: uma nova alternativa terapêutica”, na Sessão Científica da Clínica São Vicente, a ser realizada no dia 27 de setembro, sexta-feira, às 8h30, no auditório Edmundo Blundi. A organização é do Centro de Estudos e Pesquisas Genival Londres.

Segundo Dr. Marco Aurélio Pellon, Coordenador da Unidade de Queimados da Clínica São Vicente, o desenvolvimento de estratégias baseadas na administração de microvesículas (exossomas) pode tornar possível futura abordagem terapêutica no tratamento de doenças, no câncer e no reparo de tecidos.

Ele explica que isto ocorre pois todos os estímulos ou injúrias infringidos a um tecido são percebidos pelos demais tecidos do corpo. A troca de informações funcionais e genéticas entre as diversas células do organismo humano é possível através de comunicação direta entre duas ou mais células próximas, por microtúbulos, ou à distância, por expressão de moléculas livres ou encapsuladas em microvesículas, que viajam por todos os tecidos do corpo.

Diversos comportamentos fisiológicos e patológicos são gerenciados por esse mecanismo: a tolerância à insulina, os níveis de glicose, a manutenção da integridade do endotélio vascular, a perfusão miocárdica, o controle da pressão arterial, a proliferação celular e a regeneração tecidual são alguns exemplos”, informa ele.

Estudos recentes demonstraram que essas microvesículas (exossomas) transportam material genético – mRNA e microRNA – mediando uma troca bidirecional de informação genética intercelular através de receptores situados na superfície das células.

As microvesículas derivadas de células adultas ou células-tronco ativadas podem se transferir para células-alvo, corrigindo funções alteradas e modificar o comportamento dessas células, orquestrando a produção de fatores solúveis (EGF, HGF, IFF-1, MSP, VEGF e outros) que por sua vez regulam a proliferação celular, resistência à apoptose, reação inflamatória e resposta imunológica.

Esse mecanismo pode corroborar com a teoria de que as células- tronco continuamente mudam o seu fenótipo como um ciclo celular, sugerindo que os vários tipos de células-tronco podem ser simplesmente variações funcionais da mesma célula e que elas podem gerenciar uma mudança de comportamento das células alvo, sem a necessidade de transdiferenciação para a célula do tecido hospedeiro.

Tome nota:

Sessão Científica

Tema: COMUNICAÇÃO E REPROGRAMAÇÃO CELULAR MEDIADA POR EXOSSOMAS: UMA NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA

Palestrante: Dr. Marco Aurélio Pellon

Data: 27/09 – sexta-feira

Horário – 8h30

Local: Auditório Edmundo Blundi – Clínica São Vicente

Rua João Borges, 204 – Gávea – RJ

Informações e inscrições: Cegel – 21-2529-4460.