A Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais adotará um sistema de avaliação da qualidade dos prestadores de serviço na saúde suplementar: o QualiSaúde – Programa de Qualificação do Prestador na área de saúde. Por meio de indicadores que possuem validade, comparabilidade e capacidade de discriminação dos resultados, o novo sistema terá como principal objetivo a disseminação de informações sobre a qualidade assistencial aos beneficiários, prestadores de serviços médicos e às operadoras.
De acordo com o Dr. Heitor Lagos, da gerência médica, o programa será implantado pela área de Credenciamento, que foi reestruturada para dar todo apoio aos prestadores participantes. “É uma forma da Paraná Clínicas, e dos prestadores da rede preferencial, se relacionarem sob os aspectos de qualidade no atendimento e na assistência, dentro da rede dos Centros Integrados de Medicina (CIM)”, afirma.
Lagos lembra também que esse trabalho, que será iniciado com o corpo clínico, visa a obtenção de certificação de qualidade para a Paraná Clínicas, junto à Agência Nacional de Saúde (ANS). “Além disso, potencializar e melhorar ainda mais os serviços prestados aos nossos beneficiários”, completa. Os indicadores serão desenvolvidos baseados nas seguintes dimensões da qualidade em saúde: efetividade, eficiência, equidade, acesso, centralidade no paciente e segurança.
Sobre esse método de avaliação, a instituição convidou o professor Ruy Sant’Ana, PhD em Engenharia pela Colorado State University e professor nas áreas de TQM (Gestão da Qualidade), Criatividade, Inovação e Sustentabilidade da FAE Centro Universitário. O especialista argumenta que a importância em se obter essa certificação está tanto na parte da regulamentação (parte formal, exigência da legislação) quanto conceitual – ligada à questão de melhoria contínua dos serviços prestados pela instituição aos seus usuários. “Assim, a Paraná Clínicas será cada vez mais reconhecida como uma empresa de qualidade, que se preocupa não somente com as regulamentações, mas também com a qualidade de vida dos seus beneficiários”, destaca.
Em 07 de Novembro 2011, a ANS publicou a resolução normativa 277 (RN 277), a qual instituiu o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde e definiu o padrão que será utilizado para avaliar e certificar o Sistema de Qualidade das Operadoras. O programa leva em conta alguns fatores, como: qualificação acadêmico-profissional; verificação da renovação de certificados, diplomas e alvarás necessários para funcionamento; grau de qualidade do serviço prestado; avaliação dos procedimentos, condutas e tratamento aplicado ao paciente; e análise da adequação do atendimento relativo à segurança do paciente.