A Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, por meio da proposta de ampliação de seus programas de orientação e prevenção, aprimorou o atendimento dado à prevenção e ao tratamento do Câncer de Mama, por meio do Programa de Prevenção ao Câncer de Mama.

O programa é constituído de ações que visam o estímulo às mulheres que estão na faixa dos 40 anos a procurarem seus ginecologistas e começarem a fazer a mamografia. De acordo com o Dr. Heitor Lagos, da gerência médica, a Paraná Clínicas já chegou a enviar cartas com pedidos prontos do exame. Bastava apenas que cada mulher agendasse a realização. “Essa foi uma das ações realizadas. Temos que estimular todas as mulheres que estão na faixa dos 35 anos para que façam esse exame, que é simples, e que pode detectar a doença em sua fase inicial, aumentando a chance de cura”, ressalta.

Ainda de acordo com Lagos, no programa também são oferecidas consultas com mastologistas, quando houver alterações na mamografia ou quando forem pacientes com incidências da doença na família. “Esses profissionais são os mesmos que fazem o acompanhamento e o tratamento, quando for necessário”, comenta.

De acordo com Dr. Cleverton Spautz, mastologista credenciado da Paraná Clínicas, o câncer de mama tem aumentado sua incidência nos últimos anos. No Brasil, as regiões sul e sudeste concentram maior número de casos. “Este ano há previsão de aproximadamente 52 mil novos casos”, argumenta. Os casos tendem a crescer a partir dos 40 anos e atingem o pico aos 80 anos.

Spautz também comenta que nos últimos anos o tratamento do câncer de mama avançou. Além dos tradicionais tratamentos cirúrgico, quimioterápico e radioterápico, novas estratégias a partir de terapias alvo (que atingem somente as células tumorais) já estão em uso. “Isso permite que o tratamento seja mais específico e com menos efeitos colaterais. Outro ponto importante é que os métodos diagnósticos também melhoraram muito”, destaca.

Informações sobre o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama podem ser solicitadas no telefone (41) 3340-3030 com um especialista em mastologia.