A Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, por meio da proposta de ampliação de seus programas de orientação e prevenção, aprimorou o atendimento e tratamento de pacientes com transtornos depressivos e de ansiedade. Assim, a instituição reforçou o corpo clínico de especialistas em saúde mental, como psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, a fim de atuarem de forma integrada nos casos.
O programa tem como com o objetivo atender casos de psiquiatria que estejam instáveis clinicamente, com prioridade de atendimento destes casos para evitar uma crise ou a piora clínica, bem como atendê-los com maior frequência. “Os próprios psiquiatras identificam estes casos e encaminham para a assistente social agendar consultas com o especialista e o psicólogo do programa, com uma agenda prioritária e de consultas semanais”, explica o Dr. Heitor Lagos, da gerência médica da Paraná Clínicas.
De acordo com Lagos, depois da estabilização do quadro o paciente volta a ter consultas normalmente, mas também há casos de internação. “A prioridade é identificar em casos graves, ou instáveis, possíveis complicações, evitando assim o internamento destes pacientes”, ressalta.
O método de atendimento utilizado neste programa é a psicoterapia e o tratamento farmacológico, quando indicado pelo psiquiatra. Informações sobre o Programa Psiquiátrico de Intervenção de Crise podem ser solicitadas no telefone (41) 3340-3037.