A ONA – Organização Nacional de Acreditação e a FEHOESP – Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo firmaram parceria inédita com o objetivo de promover a Acreditação entre as clínicas e ambulatórios de saúde ligados aos sindicatos filiados à Federação em todo o Estado. Contando também com a parceria do SINDHOSP, maior sindicato patronal da saúde na América Latina, a iniciativa integra o Projeto Bússola, cujo objetivo é estimular a adoção da gestão e certificação da qualidade, através da Acreditação ONA.

O trabalho envolve o Comitê de Clínicas da FEHOESP e SINDHOSP. Segundo Maria Carolina Moreno, assessora de Relações Institucionais da ONA, a parceria vai possibilitar às clínicas e ambulatórios um maior conhecimento em relação à gestão da qualidade e ao processo da acreditação, evidenciando a importância do gerenciamento de risco e da segurança do paciente. “Nosso objetivo é mostrar que a Acreditação é importante mesmo em serviços menores e menos complexos, porque promove otimização de recursos, melhoria da gestão e dos resultados assistenciais. Isso reflete na percepção do cliente em relação à organização, tornando-se também um diferencial de mercado”.

O presidente da FEHOESP e SINDHOSP, Yussif Ali Mere Junior, destaca o pioneirismo da iniciativa em prol do setor. “Este projeto-piloto surgiu a partir de uma demanda do nosso próprio setor, já que até os estabelecimentos de pequeno e médio portes sabem que investir em qualidade é uma necessidade. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), inclusive, determinou que já a partir de 2014 os planos de saúde usem a Acreditação como um dos critérios de qualidade na divulgação da rede prestadora de serviços aos seus usuários. Esperamos, portanto, contribuir com mais uma ferramenta para qualificar os estabelecimentos e beneficiar a população que utiliza os serviços de saúde”.

Etapas previstas

O projeto prevê a realização de quatro etapas, começando com a Divulgação e Sensibilização, através da realização de vários seminários para abordar as Vantagens e Dificuldades da Gestão da Qualidade e o Processo de Acreditação para Clínicas e Ambulatórios. A programação inclui a apresentação do Projeto-Piloto de Acreditação para as Clínicas de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo, elaborado em conjunto pelas instituições parceiras.

Entre os temas abordados no seminário estão: O que é Acreditação e quem é a Organização Nacional de Acreditação (ONA); como acontece o processo de Acreditação em clínicas e ambulatórios; e dificuldades e vantagens do processo e o cenário atual da Acreditação no Brasil. O público-alvo dessa etapa são os sócios-proprietários e gestores das clínicas e ambulatórios associados e/ou contribuintes dos sindicatos filiados à FEHOESP: SINDHOSP, SINDHOSPRU, SINDHOSCLAB-MOGI, SINDHORP, SINDSUZANO, SINDHOSCLAB-JUNDIAI.

A próxima etapa da parceria entre FEHOESP, seus sindicatos filiados e a ONA deve envolver a realização de Diagnóstico Organizacional em instituições que serão selecionadas a partir de um questionário elaborado pelo Comitê de Clínicas da FEHOESP e SINDHOSP, a ser preenchido pelos inscritos dos seminários de sensibilização, para identificar o perfil das clínicas participantes. Essa etapa inclui também a medição de indicadores definidos pelas entidades parceiras, com suporte técnico da ONA, para serem acompanhados até um ano após a Acreditação de cada instituição que der continuidade ao processo de certificação.

O primeiro seminário será em São Paulo, no próximo dia 29/10, das 8h30 às 13h30, no Auditório SINDHOSP – Rua Vinte e Quatro de Maio, 208 – 13º andar – Centro – São Paulo – SP.

Contato: (11) 3331-1555, ramal 258, com Gleice Francção ou Gabriela.