São Paulo, Brasil – A Royal Philips (NYSE: PHG AEX: PHIA) e a Accenture (NYSE: CAN) anunciaram a primeira prova de conceito que usa um visor de cabeça Google Glass™ para pesquisar formas de melhorar a eficácia e a eficiência da realização de procedimentos cirúrgicos. A demonstração conecta o Google Glass com a Philips IntelliVue Solutions e prova o conceito de transferência contínua de sinais vitais do paciente para o Google Glass, potencialmente fornecendo aos médicos acesso às informações clínicas essenciais sem o uso das mãos.

A demonstração do novo conceito mostra como um médico, usando o visor pode simultaneamente monitorar os sinais vitais de um paciente e reagir aos avanços do procedimento cirúrgico sem a necessidade de afastar-se do paciente ou do procedimento. Outra possibilidade para o médico que está sendo testada é monitorar os sinais vitais de um paciente remotamente ou recorrer à assistência de profissionais em outras localidades.

“Vivemos em um mundo onde ser ágil é fundamental e as ideias de inovação da indústria precisam ser convertidas em soluções práticas que as pessoas possam usar”, disse Michael Mancuso, CEO de Informática Clínica e Cuidado com o Paciente da Philips Healthcare. “Esta pesquisa explora como os médicos podem alcançar um melhor acesso à informação certa, no momento certo, para que possam se concentrar no atendimento de forma mais eficiente e eficaz. É um primeiro passo na pesquisa de como as tecnologias existentes podem ser aplicadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”

Para explorar o uso potencial do Google Glass em ambientes clínicos, os pesquisadores da Philips criaram recentemente o ‘Digital Accelerator Lab’, uma plataforma de inovação intersetorial com laboratórios sediados na Holanda e na Índia e a colaboração de pesquisadores de laboratórios da Accenture Technology. O objetivo foi criar a primeira prova de conceito para o Google Glass e a Philips IntelliVue Solutions e, em seguida, começar a explorar oportunidades adicionais para integrar o Google Glass continuamente nas soluções de saúde da Philips.

“O trabalho da Accenture com a Philips apresenta um uso poderoso de dispositivos utilizáveis no setor de saúde, ajudando os médicos a realizarem seu trabalho de maneira mais eficaz e melhorando o atendimento aos pacientes”, disse Paul Daugherty, diretor de Tecnologia da Accenture. “Este trabalho emocionante destaca o potencial das tecnologias digitais de transformar a maneira como trabalhamos e vivemos, e estamos satisfeitos por ter colaborado com a Philips para dar vida a essa inovação.”

Além da possibilidade de operar em um ambiente sem o uso das mãos, o grupo de pesquisadores para o Google Glass IntelliVue Solution foi criado para explorar formas de melhorar a mobilidade de um médico, possibilitando a transferência contínua de informações do paciente durante sua atividade. Outras pesquisas podem indicar como possibilitar aos médicos e anestesistas manter seu foco no paciente, enquanto obtêm simultaneamente uma visualização em tempo real dos dados essenciais de monitoramento do paciente.

Tópicos adicionais para a pesquisa podem incluir:

• Acessar uma alimentação quase em tempo real de sinais vitais no Google Glass;

• Fazer o levantamento de imagens e outros dados do paciente, por médicos, em qualquer local dentro do hospital;

• Acessar uma lista de verificação de segurança pré-operatória;

• Fornecer aos médicos a capacidade de visualizar o paciente na sala de recuperação, após a cirurgia;

• Realização de videoconferências ao vivo, a partir do ponto de vista em primeira pessoa com outros médicos ou equipe médica;

• Gravar cirurgias a partir do ponto de vista em primeira pessoa para fins de treinamento.

A Philips Digital Accelerator Lab reforça o compromisso da Philips com o desenvolvimento de soluções inovadoras em todas as etapas de assistência médica ao paciente para melhorar a sua recuperação e alta, agregar valor ao tratamento e ampliar o acesso aos cuidados. Hoje, a Philips oferece um portfólio abrangente de soluções de monitoramento de pacientes que vão desde monitores de cabeceira até monitores utilizáveis pelo paciente, combinados com ferramentas de apoio à decisão clínica e aplicativos móveis para fornecer acesso imediato aos dados do paciente mantidos em uma central. Mais de 190 milhões de pacientes são monitorados a cada ano com monitores de pacientes Philips.

Informações para Imprensa:

In Press Porter Novelli – Relações com a imprensa (agência externa)

Daniel Cesaroni | (11) 3330-3837 | [email protected]

Érica Sato | (11) 3330-3829 | [email protected]

Camila Francis | (11) 3323-1533 | [email protected]

Philips – Relações com a imprensa

Juliana Ugarte | (11) 997-765-247 | [email protected]

Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips da Holanda e atua no País há 89 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas nas áreas de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting. Com sede na Holanda, a Philips computou em 2012 um volume de venda de 24.8 bilhões de euros e emprega aproximadamente 116 mil funcionários, com vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter