O setor de saúde em 2014 gerou 105,7 mil empregos formais, e o investimento em tecnologia para saúde tem crescido exponencialmente nos últimos anos. A Pixeon, empresa especializada em tecnologia para saúde e segunda maior empresa de software para essa área no Brasil, cresce 40% ao ano e pretende atingir a liderança do setor de TI para saúde nos próximos cinco anos. Em um segmento que permanece à contramão da economia, a Pixeon triplicou seu mercado de atuação para 1,5 bilhões de reais com a recente aquisição de outras empresas da saúde.

A empresa começou como encubadora e recebeu um investimento do Programa de Investimento Direto em Empresas Inovadoras. A partir disso, ela cresceu de forma surpreendente, conquistando 25 a 30% do mercado de medicina diagnóstica e tendo seu faturamento aumentado em 10 vezes desde 2011. A empresa também já está presente fora do Brasil: há 4 anos na Argentina, já conquistou em torno de 20 clientes.

Segundo dados do Banco Central divulgados recentemente, é esperada uma queda de 1,10% para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2015. Este dado está de acordo com o momento econômico do país, no qual há um encolhimento da economia. No entanto, alguns setores permanecem em crescimento mesmo em um momento tão complicado. O segmento da saúde é um deles.

A Pixeon vem neste cenário atender clínicas, hospitais e laboratórios com suas soluções “one stop shop software provider” e tem uma meta de vendas 50% maior para 2015 do que tinha em 2014. Atualmente 20 milhões de pessoas já passaram pelos sistemas Pixeon, pois entre 20 a 25% dos hospitais utilizam sistemas da empresa para auxiliar seu setor de medicina diagnóstica e esses números devem aumentar exponencialmente nos próximos anos. Somente no primeiro trimestre deste ano, a Pixeon obteve 61% de crescimento em suas vendas.

A empresa adquiriu recentemente duas outras do mesmo setor: a Lablink, empresa do segmento de interfaceamento de equipamentos laboratoriais; e a Medicware, fundada na Bahia e segunda maior provedora nacional de HIS (Hospital Information System) e de soluções de Prontuário Eletrônico, Gestão Clínica e de Laboratórios.

Recentemente a Pixeon recebeu uma linha de crédito MPME Inovadora, do BNDES, criada em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). Com 1.500 clientes atualmente, a Pixeon está usando o valor financiado para expandir seu portfólio de computação em nuvem. A ideia é cobrir toda a cadeira de saúde – pacientes, clínicas, médicos e hospitais) – com ferramentas de colaboração e gestão. Seus investimentos sólidos em inovação garantiram 10% de vendas de produtos que há 1 ano ainda nem sequer existiam.