A ferramenta Reconhecimento de Voz transforma laudo ditado em documento transcrito

Na busca por diagnósticos médicos mais rápidos e precisos, a Pixeon Medical Systems acaba de lançar o Reconhecimento de Voz (RV), aplicativo para o RIS (sigla em inglês para sistema de informações radiológicas) X-Clinic Nexus, desenvolvido pela empresa. A ferramenta facilita e agiliza o exame, já que o médico dita o laudo, que é convertido automaticamente em documento digitado.

Antes do RV, o médico precisava gravar a narração do laudo, que era enviada à equipe de digitação. Após a transcrição, o laudo voltava ao médico para que ele fizesse as correções necessárias e assinasse. “Hoje, o médico revisa na hora e assina eletronicamente. O laudo fica pronto imediatamente”, ressalta Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon Medical Systems.

Outro benefício importante é a redução de custos, já que a etapa de digitação foi eliminada. “O cuidado com a utilização de termos científicos e linguagem rebuscada, muitas vezes transcritos de maneira equivocada pela equipe de digitação, já pode ser deixado de lado. O RV tem conteúdo desenvolvido especificamente para radiologia”, explica Cruz. Além disso, a instalação é rápida e não necessita de servidor dedicado. “O treino de voz para o médico é de dois minutos e o RV está pronto para utilização”, destaca o CEO.

Sobre a Pixeon Medical Systems

A companhia, que atua no desenvolvimento e comercialização de soluções nacionais em PACS, RIS e LIS, é resultante da fusão das empresas Pixeon e Medical Systems, consolidada em agosto de 2012. Os sistemas da empresa estão presentes em hospitais, clínicas e centros de diagnóstico de todos os Estados brasileiros e, de forma integrada, oferecem uma solução completa, nacional e adaptada à realidade de estabelecimentos de saúde de todos os portes. A empresa possui sedes em Florianópolis (SC) e São Bernardo do Campo (SP), com unidades de negócios distribuídas pelo País. No total, são mais de 1200 clientes nas soluções de digitalização, armazenamento e distribuição de imagens médicas, e de informatização dos principais processos de operação de um centro de medicina diagnóstica.