A Polar Técnica, maior empresa nacional no segmento de produtos refrigerantes para transporte de insumos que requerem tempo e temperatura controlados, é a ganhadora do Prêmio Sindusfarma de Qualidade 2014, este ano pela categoria Soluções para Cadeia Fria, inédita nessa edição.

Há 18 anos o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma) monitora esse mercado e premia os melhores fornecedores e prestadores de serviço da indústria farmacêutica e pela primeira vez enxergou a necessidade de criar uma categoria específica para a cadeia fria.

Para Paulo Vitor de Andrade, fundador e diretor comercial da Polar Técnica, receber esse prêmio é motivo de orgulho e satisfação. “Há 13 anos investimos em desenvolvimento de estudos sobre o tema no Brasil e em pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes em Cold Chain e ter esse trabalho reconhecido pelo mercado é motivo de comemoração. Principalmente porque um dos grandes desafios da indústria farmacêutica e de saúde no Brasil é o transporte adequado de vacinas, biomedicamentos e hemoderivados”, explica o empresário.

O mercado farmacêutico no Brasil está em expansão, dados da Evaluate Pharma revelam que os medicamentos correspondem a 20% de tudo o que é transportado no País e devem atingir a marca de 25% até 2015. A previsão do setor sobre a movimentação das vendas globais para 2016 é de US$ 900 bi, sendo que 21%, ou US$ 189 bi, referem-se aos medicamentos biológicos. E o incentivo do Governo Federal à acessibilidade à saúde com campanhas de vacinação e aquisição de biofármacos comprova a importância dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento em cadeia fria.