O Ministério da Saúde anunciou essa semana a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza A, que vai até o dia 26 de abril. Alguns grupos podem receber a vacina gratuitamente, entre eles as pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2. “O diabetes é uma condição que eleva as taxas de açúcar no sangue o que, consequentemente, causa uma baixa imunidade, fazendo com que qualquer infecção possa ter seu efeito agravado”, explica o farmacêutico da Farmácia Dassette, Márcio Frata.
Segundo o especialista a vacinação é muito importante, já que “uma complicação grave causada pela gripe pode levar o paciente com diabetes a desenvolver uma pneumonia ou até
mesmo causar a morte”. Portadores de diabetes que que estiverem com os níveis de glicose controlados, apresentam riscos menores. “Pessoas de todas as idades com diabetes Tipo 1 e Tipo 2 podem se vacinar, é preciso, apenas, apresentar a receita médica.”
Sobre a Farmácia Dassette
A Farmácia Dassette, de Curitiba, é especializada em diabetes e tem 20 anos de experiência no mercado. A empresa administra, ainda, o site Diabetes Service, voltado para o paciente com diabetes e que realiza entregas para todo o país. Desde 2011 oferece o Programa de Educação Dassette, que realiza atendimento gratuito aos seus clientes com o objetivo de estimular o autocuidado, além de realizar ações educativas e preventivas.