O Hospital Pró-Cardíaco promove o projeto Saiba Mais, que consiste em palestras educativas ao público leigo para combater e prevenir doenças mais frequentes, que acometem a população. As aulas serão realizadas mensalmente, na última semana de cada mês, normalmente às quintas-feiras, exceto feriados, das 12h às 13 horas, no Centro de Estudos do Hospital Pró-Cardíaco. A participação é gratuita.
Segundo o coordenador do programa, Dr. Marcio Alexandre, as palestras irão “desmistificar e informar sobre as doenças mais prevalentes, tais como: infecção, diabetes, doenças renais, hipertensão, tabagismo, obesidade, cuidado com idosos, entre outras”.
No próximo dia 20 de dezembro, Hipertensão Arterial será o tema a ser destacado pelo Dr. Marcio Alexandre. A palestra tem como objetivo esclarecer e alertar a população sobre a importância da alimentação saudável, controle do peso, redução no consumo de sal, moderação no uso de bebidas alcoólicas e prática regular de atividade física, bem como o tratamento medicamentoso por meio de prescrição médica para o controle da doença.
Após a palestra, a equipe de enfermagem do Hospital Pró-Cardíaco fará uma ação para aferição da pressão arterial – o que possibilitará aos interessados observar se estão ou não dentro de parâmetros da normalidade.
A Hipertensão Arterial Sistêmica tem alta prevalência e baixas taxas de controle. É considerada um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. A mortalidade por doença cardiovascular (DCV) aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial (PA) a partir de 115/75 mmHg (milímetro de mercúrio) de forma linear, contínua e independente.
Em 2001, cerca de 7,6 milhões de mortes no mundo foram atribuídas à elevação da PA (54% por acidente vascular encefálico e 47% por doença isquêmica do coração), sendo a maioria em países de baixo e médio desenvolvimento econômico e mais da metade em indivíduos entre 45 e 69 anos. No Brasil, as DCVs têm sido a principal causa de morte. Em 2007, ocorreram 308.466 óbitos por doenças do aparelho circulatório. Entre 1990 e 2006, observou-se uma tendência lenta e constante de redução das taxas de mortalidade cardiovascular.
O que é hipertensão
A hipertensão é o nome que se dá ao aumento excessivo da pressão arterial – doença multifatorial que é desenvolvida dependendo da integração de fatores genéticos e ambientais. Um indivíduo pode nascer com uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença. Ter ou não a hipertensão, em uma fase mais precoce na vida e com maior gravidade vai depender da interação dessa predisposição genética com o estilo de vida adotado. Se o estilo de vida for adequado, mesmo com a predisposição genética, a doença poderá não se manifestar ao longo da vida.
Palestra gratuita sobre “Hipertensão Arterial”
Dia: 20/12, da 12h às 13h
Local: Centro de Estudos do Hospital Pró-Cardíaco (Cerpro)
R: General Polidoro, 192 – Botafogo – Rio de Janeiro