No último dia 12, a Fundação Pró-Rim, entidade sem fins lucrativos com 25 anos em atuação em nefrologia, realizou evento no Zoológico de São Paulo, que reuniu cerca de 7 mil pessoas, com o intuito de orientar sobre o diagnóstico, tratamento e qualidade de vida das crianças com problemas renais.

O grande alerta da Fundação Pró-Rim é que número de crianças com comprometimento renal cresceu consideravelmente em comparação a 2011. Segundo Dr. Artur Ricardo Wendhausen, pediatra especializado em nefrologia infantil, “o estilo de vida que a criança, e também jovens até 18 anos, levam é a principal causa. Um grande número chega ao óbito, por só terem conhecimento do problema, em estágio muito avançado”. Um dado alarmante para um país que conta com os maiores especialistas no assunto e entidades como a Pró-Rim, dedicadas ao atendimento a pacientes em todo Brasil, sem condições de pagamento pelo particular.

A Fundação Pró-Rim realizou uma programação especial para as crianças com brincadeiras, pinturas de rosto, caricaturista e palhaço, onde todas as atividades destacavam a prevenção à doença. Além disso, dr. Artur tirou as dúvidas dos pais e os orientou sobre o assunto.

“Esse evento foi de extrema importância para o público. Foi possível chamar a atenção dos pais sobre a importância da boa alimentação”, finaliza dr. Artur.

A Fundação Pró-Rim tem 25 anos de atuação e realiza tratamento de doenças renais crônicas, está entre as 10 instituições que mais realizam transplantes renais no país.