Higiene pessoal é apenas um dos cuidados que devem ser tomados ao aproveitar as férias com as lentes
As lentes de contato são uma salvação para os que desejam estar longe dos óculos nas férias de verão, mas podem se tornar um grande problema se certos cuidados não forem tomados, como higienização e lubrificação, a fim de evitar quadros alérgicos, inflamatórios e infecciosos.
Nas praias, os maiores vilões são a areia e o vento excessivo. Ao entrar no mar, retirar as lentes é mais do que obrigação, afinal, além da possibilidade de perda, há grande risco de contaminação. “Algumas complicações, como infecções bacterianas, podem atingir pessoas que entram na água do mar com lentes de contato”, explica a oftalmologista Denise Merigueti, do Hospital Oftalmológico Pacini. A especialista também orienta que as contaminações se estendem à água de piscina, rios e similares.
Aos que desejam esticar as férias até o carnaval, Dra. Denise indica que cuidados excessivos com locais com multidão não são exagero: “Deve-se evitar coçar ou tocar os olhos sem uma prévia higienização das mãos, pois em locais aglomerados é comum que o suor e a oleosidade da pele sejam agressivos aos olhos”.
A utilização de colírios lubrificantes e a higiene corporal são essenciais para o bom estado de conservação das lentes de contato. “Desde o local onde são manuseadas até o tempo de uso devem ser observados pelo paciente. É necessário seguir as orientações do oftalmologista em virtude de bons cuidados com os olhos e com as lentes”, conclui a oftalmologista.