As novidades sobre o tratamento para a Esclerose Múltipla e doenças desmielinizantes serão abordadas no VII Congresso Latino Americano de Esclerose Múltipla (LACTRIMS), que acontece no Rio de Janeiro de 28 a 30 de novembro. A Merck Serono, divisão farmacêutica de produtos biotecnológicos da alemã Merck, apoiadora do congresso, oferece um simpósio satélite no dia 29/11, às 18h00, para discutir dois temas centrais: a otimização do tratamento em Esclerose Múltipla e o diagnóstico da esclerose múltipla em crianças.
A abertura do simpósio será conduzida pela Dra. Soniza Alves Leon – professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Docente dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Neurologia) da UNIRIO e da UFRJ, que vai abordar a história do tratamento de Esclerose Múltipla e o compromisso da Merck Serono neste tratamento.
Na palestra ‘Otimização das Terapias de Esclerose Múltipla’, ministrada pelo Dr. Oscar Fernández, Diretor do Institute for Clinical Neurosciences and Head of the Neurology Department (University Hospital Carlos Haya – Malaga, Espanha), será apresentado como fazer uma tratamento mais eficiente em Esclerose Múltipla, incluindo alguns dados no conceito de imunomoduladores mesmo para pacientes que usam imunosupressores.
A Dra. Silvia Tenembaum, Neurologista com especialização em pediatria e colaboradora de projetos na Harvard Medical School, Stanford University e na Montreal Neurological Institute, conduzirá a palestra “Abordagem da Esclerose Múltipla em Crianças“, na qual vai apresentar atualizações sobre o diagnóstico em crianças com a doença.
A esclerose múltipla (EM) é uma doença inflamatória e auto-imune (quando o sistema imunológico agride o próprio organismo), de origem desconhecida e que afeta o sistema nervoso central. A doença é causada pela inflamação da bainha de mielina, membrana que reveste os axônios (parte do neurônio), considerada um isolante elétrico que permite a condução mais rápida dos impulsos cerebrais. Geralmente atinge adultos jovens, entre 20 e 40 anos, especialmente mulheres. No Brasil, dos 30 mil pacientes, cerca de 22 mil são mulheres. A proporção mundial é de 1,5 milhão de mulheres e 500 mil homens impactados pela doença.
Por seus sintomas serem recorrentes e com alternância em espaços de tempo, a demora na identificação da doença é o maior desafio, podendo atrasar o seu tratamento e impactar diretamente na qualidade de vida dos pacientes. A EM pode ser controlada com a adesão e manutenção do tratamento, evitando a progressão da doença e reduzindo a frequência de surtos, que são imprevisíveis. A evolução da EM se difere de uma pessoa para outra, por isso, quanto mais rápido o diagnóstico, melhor o acompanhamento da doença.
Na prática clínica e dentro do contexto da América Latina, há fortes indícios de que doenças auto-imunes como a EM vêm aumentando na medida em que ocorrem campanhas de imunização cada vez mais competentes e diminuição de doenças infecciosas.
Programação da Merck no LACTRIMS
29 de novembro de 2012
18:30-18:40 – Abertura
Dra Soniza Alves Leon – professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Docente dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Neurologia) da UNIRIO e da UFRJ
18:40-19:10 – Otimização das terapias de Esclerose Múltipla
Dr. Oscar Fernández – Diretor do Institute for Clinical Neurosciences and Head of the Neurology Dept., University Hospital Carlos Haya, Malaga, Espanha.
19:10-19:40 – Abordagem de Esclerose Múltipla em crianças
Dra Silvia Tenembaum – neurologista com especialização em pediatria e colaboradora de projetos in projects na Harvard Medical School, Stanford University e na Montreal Neurological Institute.
VII Congresso Latino-Americano de Esclerose Múltipla – LACTRIMS
Data: de 28 a 30 de novembro de 2012
Local: Hotel Windsor Barra
Endereço: Av. Sernambetiba n° 2630 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Informações: www.windsorhoteis.com.br
A Merck
A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.
Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2011 cresceu 11%, ultrapassando os € 10 bilhões. No quarto trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2010.
A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.
A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono – de medicamentos de prescrição e Genéricos – e Produtos de Consumo (Consumer HealthCare). Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.
A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.