Na manhã desta quinta-feira (13), a presidente da UNIDAS, Denise Eloi, foi empossada no Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília.
A partir de agora, Denise é membro titular do CNS, até 2015, assim como outros 47 conselheiros eleitos.
“Integrar o CNS é uma oportunidade ímpar de participar das principais discussões e decisões relacionadas à saúde”, declarou a presidente.
Cabe ressaltar que a autogestão foi o único segmento de saúde suplementar eleito para compor o Conselho e essa é a primeira vez que UNIDAS conquista a titularidade dessa representação.
Sobre o CNS
O Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, é instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), de caráter permanente e deliberativo. O CNS tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde. Também cabe ao CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.
O CNS é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiro e segundos suplentes, representantes de entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica, entidades de prestadores de serviço, entidades empresariais da área da saúde e governo federal.