Um modelo de assistência médica que coloca em destaque a atenção primária em saúde, visando o cuidado integral aos pacientes e um acompanhamento próximo e contínuo, aliado ao uso adequado da tecnologia e à cultura da promoção da saúde, a um custo mais baixo que o praticado nos planos de saúde tradicionais.
O conceito, defendido pelo professor assistente da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Robert Janett, estará em discussão em Vitória no próximo dia 26 durante o Encontro Saúde em Pauta, que acontece no Centro de Convenções.
Promovida pela Unimed Vitória, a iniciativa pretende levar até médicos e profissionais de saúde a experiência de 20 anos de Janett como diretor médico da Mount Auburn Cambridge Independent Practice Association (Macipa), associação que promove a melhoria da atenção à saúde, além dos trabalhos que desenvolve como consultor sobre política de saúde para o Banco Mundial e outras agências na América Latina.
Teoria e prática
Além de promover a discussão sobre a sustentabilidade da assistência em saúde e atenção primária, a Unimed Vitória acaba de lançar um produto que se espelha neste modelo pioneiro.
“O Unimed Personal, produto que acabamos de colocar no mercado, atua de acordo com premissas do que existe de mais moderno e eficiente hoje no mundo. Pela proposta, o paciente será acompanhado sempre por um mesmo profissional clínico, resgatando o conceito de medicina familiar. O produto foi pensado levando em conta experiências internacionais como as desenvolvidas por Robert Janett e sua equipe. Eles também perceberam que era preciso uma mudança cultural em relação aos cuidados com a saúde. É nesta mudança que estamos trabalhando”, explica o diretor-presidente da Unimed Vitória, Márcio Oliveira Almeida.
Foco na prevenção
Pelo novo produto, um sistema de informações com prontuário de fácil utilização dará ao médico acesso ao histórico do paciente, permitindo agir de forma otimizada. Com a ferramenta, também será possível realizar um mapeamento de risco, com a avaliação das principais riscos à saúde de seus clientes. Com isso, poderão ser desenvolvidos programas específicos de prevenção e acompanhamento.
“A premissa do Unimed Personal é a prevenção de doenças. Portanto, médico e paciente irão trabalhar juntos no estabelecimento de metas, por exemplo, parar de fumar ou perder peso. Serão agendados exames periódicos para o acompanhamento e, caso o usuário do plano não compareça na data marcada, o médico entrará em contato para saber o motivo. Além disso, também será possível esclarecer dúvidas via e-mail. O modelo resgata a ideia de médico exclusivo, que poderá avaliar a situação e, se necessário, direcioná-la à especialidade mais indicada”, explica Márcio.
Benchmarking
Os estudos para a implantação do Unimed Personal começaram em 2008, em um benchmarking da Unimed Vitória com a operadora de saúde da Califórnia, Kaiser Permanente, promovido pela Federação das Unimeds do Estado e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo.