Gerenciamento de riscos e segurança do paciente e Adequações para atendimento em catástrofes foram temas do primeiro dia do Congresso do Hospital São Camilo.

São Paulo, 18 de outubro de 2013 – Como gerenciar os riscos e como manter a segurança do paciente durante um atendimento clínico e hospitalar foi um dos temas de destaque do 3º Congresso Internacional do Hospital São Camilo de São Paulo. A programação do evento científico teve início ontem e segue até amanhã, dia 19, na capital paulista.

O primeiro dia do encontro foi marcado pela Conferência Magna sobre Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente, conduzida pela palestrante norte-americana Connie M. Lopez, do Kaiser Permanente Program Offices, um grupo cooperativista de trabalho e assistência médica sediada em Oakland, Califórnia (EUA). O objetivo de sua vinda ao Brasil foi compartilhar sua experiência em treinamento de equipes sobre risco e segurança do paciente, por meio de simulação em ambientes clínicos e hospitalares para melhorar os processos e a prática médica. Connie é considerada uma referência mundial no assunto e atua como uma das líderes do Programa de Gestão de Risco e Segurança da Kaiser Permanente, nos Estados Unidos.

“Trabalhamos com treinamento por meio de simulação para salvar vidas, reduzindo os eventos adversos e aprimorando a segurança do paciente durante um atendimento. Costumo dizer que participar de um treinamento por simulação é como fazer aulas de dança. Em meio a tantos passos, você realmente só se dá conta de que ficou em dúvida sobre o que vem a seguir no momento em que está realizando a atividade. A simulação em saúde é importante porque mantém a equipe engajada e promove experiência, o que torna o atendimento mais efetivo, isso faz toda a diferença. Nossa experiência nos mostra ainda que os investimentos em simulação são muito inferiores aos custos com problemas gerados num atendimento, considerando-se, além da saúde, o aspecto emocional do paciente e a reputação da instituição”, alerta Connie.

Outra atividade de destaque foi a conferência sobre Adequação de Instituições Hospitalares para o Atendimento de Catástrofe. Conduzida por Marco Tulio Angel, professor e consultor da Universidad Militar Nueva Granada, da Colômbia, a palestra promoveu a discussão e atualização do conhecimento sobre as demandas diferenciadas que podem surgir no Brasil durante a realização dos grandes eventos esportivos previstos para os próximos anos.

Para o diretor de práticas assistenciais da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Fábio Peterlini, o balanço do primeiro dia de evento é muito positivo. “Foi possível realizar um intercâmbio muito rico, tanto de conhecimentos teóricos quanto de experiências práticas. A atualização contínua é fundamental e o nosso 3º Congresso está oferecendo conteúdo relevante, com temas atuais na área da saúde e, convidados renomados, que estimulam o debate e o aprendizado”, afirma.

O 3º Congresso Internacional do Hospital São Camilo: Urgência e Emergência – Segurança do Paciente segue até amanhã, 19 de outubro no Sheraton São Paulo WTC Hotel. A programação de hoje contemplará dois Talk Shows: Atendimento de Múltiplas Vítimas no Pré-Hospitalar e Atendimento em Paciente e Família em Cuidados Paliativos, abordando tratamento multidisciplinar pelas óticas do médico, do enfermeiro, do paciente e do fisioterapeuta. A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site www.saocamilo.com/congresso.

Serviço:

Evento: 3º Congresso Internacional do Hospital São Camilo: Urgência e Emergência – Segurança do Paciente

Data: 17, 18 e 19 de outubro de 2013

Horário: das 9 h às 18 h

Local: Sheraton São Paulo WTC

Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.551 – Brooklin Novo

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em 69 especialidades, oferece ao todo 650 leitos e um quadro clínico de aproximadamente 3 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, a Acreditação Internacional Canadense e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Essas certificações asseguram que os Hospitais São Camilo priorizam a segurança e a qualidade nos seus processos de atendimento e seguem as melhores práticas hospitalares internacionais. A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar da Ordem global.

Informação para a Imprensa

Ketchum

Juliana Wruck – [email protected] (11) 5090-8924