Entre os dias 24 e 28 de setembro, o Hospital Mater Dei promove o Programa de Qualidade pela Vida (PQV) para os funcionários da Cemig. O PQV é um projeto do Mater Dei que tem o objetivo de disseminar informações de promoção do bem-estar, disponibilizar alguns serviços de saúde e apresentar palestras educativas e instrutivas. Nessa semana, o programa estará na Cemig integrando a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da empresa. O tema foco do PQV, na instituição, é a prevenção do câncer. A programação contempla três palestras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer e ainda, aferição de pressão arterial e glicemia.
O Hospital realiza o PQV há mais de 10 anos para empresas que tem convênios atendidos no Mater Dei, de forma gratuita. Uma equipe de saúde formada por médicos, psicólogos e profissionais de enfermagem atua levando informações úteis e estimulando a adoção de hábitos saudáveis de vida. Somente esse ano, 10 empresas e mais de 1.100 trabalhadores participaram do programa. Organizações como Infraero, Fundação Dom Cabral, Petrobras, Copasa, Vale e Ipiranga já receberam o PQV.
O projeto permite, também, que as empresas solicitem palestras com temas que sejam coerentes com a necessidade do quadro de saúde dos funcionários. Se, por exemplo, determinada instituição tem um número grande de trabalhadores com problemas relativos ao sono, o PQV pode promover uma palestra com dicas práticas de saúde do sono. Além disso, o Mater Dei formata as edições de acordo com as necessidades de cada empresa. Para a coordenadora de marketing do Hospital Mater Dei e responsável pela organização do programa, Kylia Cota, o projeto tem um mix de palestras muito interessantes e aborda o cuidado com a saúde, sem que o funcionário necessite sair do ambiente de trabalho. O PQV está aberto a todas as empresas que têm convênios credenciados ao Mater Dei. Para solicitá-lo, é necessário entrar em contato com o setor de Marketing do Mater Dei, com antecedência, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3339-9195.