Quase cinco mil profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) começarão a ser capacitados a partir do próximo dia 28 de agosto, em uma nova edição dos programas de formação que o Hospital Sírio-Libanês mantém em parceria com o Ministério da Saúde, para o desenvolvimento do SUS. Os cursos “Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde”, “Regulação em Saúde no SUS”, “Educação na Saúde para Preceptores do SUS” “Gestão da Vigilância Sanitária” e “Gestão de Emergência em Saúde Pública” atingirão, ao todo, 20 regiões de saúde espalhadas pelo País e as 12 sedes da Copa.
A transmissão no dia 28 de agosto que marca o lançamento desta nova fase dos projetos contará com a participação simultânea dos gestores representantes de todas as regiões de saúde indicadas pelo Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS, e dos participantes dos diferentes cursos que assistirão em tempo real, à sessão de abertura por vídeo transmissão, a partir do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).
Em 2012, estes cursos capacitaram outros dois mil profissionais das redes de atenção do SUS. Estes projetos educacionais são definidos a partir das necessidades identificadas pelos gestores do SUS e executados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês dentro do Programa para o Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde.
“Seguimos desafiados pela melhoria da capacitação dos profissionais e da qualidade da atenção à saúde no SUS. Já atingimos quase todos os estados brasileiros. Nosso desejo é expandir estes projetos de capacitação para todas as regiões de saúde do País”, comenta o diretor do IEP, Roberto de Queiroz Padilha.
Ensino inovador
Os cursos desenvolvidos pelo IEP/HSL são organizados segundo uma abordagem construtivista da educação de adultos e utilizam estratégias educacionais inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, a aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning), portfólio reflexivo, oficinas de trabalho, a educação à distância, avaliação por competência, dentre outras.
Todos os cursos originam projetos aplicativos de intervenção na realidade, construídos coletivamente e focalizam problemas ligados à vivência concreta dos participantes. Ao término dos seus cursos, tais profissionais são capazes de atuar como disseminadores do aprendizado obtido, permitindo que os programas de formação ganhem em escala e abrangência dentro da rede de atenção.
O curso “Gestão da Vigilância Sanitária” oferece ao especializando a possibilidade de desenvolver capacidades, com foco na gestão em vigilância sanitária, promovendo a construção de projetos aplicativos voltados à solução de um problema/necessidade na sua área de atuação.
Os cursos do projeto “Gestão da Clínica no SUS” contempla um conjunto de iniciativas voltadas à constituição e fortalecimento de regiões de saúde e redes de atenção à saúde; ampliação do acesso, humanização e integralidade do cuidado à saúde; articulação de processos de formação, atenção e desenvolvimento tecnológico em cenários do SUS; e disseminação de ferramentas e dispositivos da gestão da clínica para a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços de saúde, com qualidade e segurança.
Voltado para profissionais que integram a Força Nacional do SUS, o curso “Gestão de Emergência em Saúde Pública” visa criar e capacitar equipes capazes de organizar ações voltadas ao enfrentamento de situações epidemiológicas, desastres e desassistência da população.