Goiânia, 16 de outubro – Nesta quarta-feira, cerca de 300 médicos da rede pública municipal participarão do Projeto Infarto, iniciativa criada pela SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e apoiada pela Philips Healthcare, empresa líder global em inovação para saúde, como uma das plataformas do Projeto De Peito Aberto. O objetivo é oferecer treinamento para os profissionais da saúde envolvidos no pronto atendimento de pacientes vítimas de infarto. Desde a sua criação em 2011, aproximadamente três mil profissionais em diferentes regiões do país foram treinados. Os hospitais que passaram pelo projeto tiveram uma redução de quase 30% de mortalidade após o treinamento. Constatou-se ainda uma redução de 28,8% na taxa de mortalidade por problemas cardíacos nesses locais.
De acordo com o Dr. Luiz Antonio Machado César, médico cardiologista e um dos coordenadores do Projeto Infarto e membro do comitê diretivo do Projeto De Peito Aberto, “no Brasil é feita uma quantidade muito pequena de tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com o cateterismo e a angioplastia, bem como com a chamada trombólise química”, o que provoca um número elevado de mortes e internações causadas pelo infarto. E com a parceria da Philips, a iniciativa já tem apresentado resultados bastante positivos, reduzindo significativamente o índice de mortalidade onde foi implantado.
O Projeto Infarto, com os profissionais da rede municipal goianiense, precede a abertura oficial do XXII Congresso Centro-Oeste de Cardiologia e XXI Fórum da Sociedade Centro-Oeste de cirurgia Cardiovascular, que acontece de 17 a 19 de outubro de 2013, em Goiânia (GO).
Serviço – Projeto Infarto
Data: 16 de outubro de 2013
Horário: das 14h às 18h
Local: Castro’s Park Hotel (salão principal do centro de convenções)
Endereço: Av. República do Líbano, Setor Oeste – Goiânia (GO)
Mais informações sobre o Congresso estão disponíveis no site:
http://sociedades.cardiol.br/co/congresso2013/