A bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, fornece com exclusividade no Brasil o CLART® PneumoVir, primeiro e único sistema no País com registro no Ministério da Saúde cuja metodologia inovadora possibilita detectar, em até 8 horas, 18 tipos de vírus respiratórios distintos, tradicionais e emergentes, inclusive diferenciando-os, como o vírus Influenza A H1N1. O sistema ainda detecta infecções múltiplas, ocasionadas pela combinação de dois ou mais vírus detectados.
Segundo dados da bioMérieux, houve um aumento expressivo da demanda pelo kit no mês de Maio, quando o número de testes saltou de 300 para 1.200 testes/mês. O teste está disponível nos principais hospitais e laboratórios particulares e, dependendo da negociação, é coberto por algumas operadoras de saúde. Por isso, o valor do teste pode variar de R$ 600,00 a R$ 1.500,00. A empresa tem interesse em disponibilizar o teste na rede pública, porém, ainda aguarda alguns processos licitatórios.
O método utiliza como amostra a secreção de nasofaringe, apresentando alta sensibilidade e oferecendo, aproximadamente, 100% de precisão, uma vez que o resultado é obtido por meio de um equipamento, o CAR Reader, que utiliza a metodologia molecular de Microarray, e conta com controles internos que evitam resultados falsos.
Os testes convencionais disponíveis no mercado utilizam o método de Imunofluorescência, onde corantes fluorescentes são usados para visualização dos antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares. Nesta técnica são necessárias pelo menos duas horas para detectar se há ou não o vírus, e até 24 horas para identificar qual vírus está presente, sendo que este teste só detecta até 6 tipos de vírus diferentes, sendo dependente de análises visuais.