As infecções hospitalares são problemas decorrentes nos hospitais de todo o país, praticamente todos já possuem quartos ou áreas de isolamento para casos de infecção. Em sua grande maioria, os casos de infecção hospitalar acontecem por bactérias super-resistentes.
Para que o índice de casos de infecção zere, os hospitais devem exigir muita atenção dos profissionais de saúde e principalmente os profissionais que realizam a limpeza dos leitos, para que assim seja feito um trabalho preventivo.
Segundo a especialista em limpeza hospitalar, Natália Mantonavi, é preciso realizar treinamento com todos os envolvidos com o paciente, orientando sobre a importância da higienização das mãos antes e após os procedimentos.
“Além da higienização das mãos antes e após cada procedimento, é preciso que os profissionais de limpeza, utilizem panos diferenciados para áreas críticas, luvas de cores diferentes e evitar sair com frequência do seu setor.” Afirma Mantovani.
Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), não existe nenhum hospital, com índice zero de infecção hospitalar. Infelizmente este número de casos de infecções hospitalares, não abrange apenas os hospitais públicos, que possuem um maior número de pacientes, mais sim os hospitais privados também.
“Para que um hospital tenha um excelente nível de qualidade na prestação de serviços, é preciso uma série de certificações, porém nem sempre os profissionais que prestam serviços como limpeza, segurança, recepção, entre outros, possuem estas certificações necessárias e que fazem total diferença no atendimento e principalmente na qualidade da limpeza, fazendo com que o nível de infecções por contaminações diminuam cada vez mais.” Informa o Diretor Comercial do Grupo Lotus, Natanael Souza.
Além de profissionais qualificados e certificações para funcionamento, os Hospitais devem ficar atentos se a empresa que presta serviços de limpeza possui uma certificação específica para está função, a Certificação ISO 9001 em Limpeza Hospitalar que é fornecida e vistoriada pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para que com isso seja feita uma limpeza correta sem riscos aos pacientes e até mesmo os profissionais que atuam diariamente dentro deste ambiente.
“De acordo com as normas da Vigilância Sanitária, o correto é sempre fazer a limpeza do mais limpo para o ambiente mais sujo, em movimento uniformes e unidirecionais, e jamais esquecer dos detalhes, como batentes e maçanetas dos leitos” explica a especialista em limpeza hospitalar.
A partir da contratação de uma empresa especializada e certificada, o serviço de higienização qualificado garante a reedição dos caos de infecções hospitalares, acredita Mantovani.
Para atender as necessidades e manter a qualidade na prestação de serviços de limpeza hospitalar, o Grupo Lotus, apresentou na 20º Feira Hospitalar seu mais novo certificado de qualidade, a certificação ISO 9001 de Limpeza Hospitalar. Se tornando assim, a única empresa que presta serviços de limpeza com Certificação ISSO 9001 em Limpeza Hospitalar.
Com o intuito de expor sua marca e tornar- se conhecido nos serviços especializados em desinfecção e higienização hospitalar, o Grupo está sempre em busca de aperfeiçoamento. “Por ser um serviço mais técnico que outros, é necessário um conhecimento detalhado do fornecimento dessa mão de obra”, afirma Natanael Souza, diretor comercial.
Serviços:
Telefone:(11) 2291-9094
Site: http://www.lotuservicos.com.br/