Os eventos cardíacos que mais levam os brasileiros a procurarem atendimento médico são a Síndrome Coronariana Aguda (33,4% do total), a Doença Cardíaca Hipertensiva ou Crise Hipertensiva (29,4%) e a Insuficiência Cardíaca (15,7%). O levantamento foi feito pela Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – em virtude do Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 350 mil pessoas morrem por ano no Brasil decorrente de doenças cardíacas.

O estudo mostra a evolução das consultas médicas relacionadas à cardiologia nos anos de 2011 e 2014. Foram analisados 6.609 beneficiários de planos de saúde que apresentaram queixas relacionadas ao coração em 2011 e 7.191 no ano de 2014. “Comparando os dois anos, percebemos que o ranking dos eventos mais frequentes não teve alteração, porém, Síndrome Coronariana Aguda sofreu uma redução de 9,3%, Doença Cardíaca Hipertensiva um aumento de 7,1% e Insuficiência Cardíaca aumentou 7,7% quando comparado ao ano de 2011”, explica um dos analistas de Inteligência em Saúde da Orizon, César Venâncio de Souza.

A Síndrome Coronariana Aguda é o estágio anterior ao infarto e está relacionada à baixa nutrição e oxigenação do músculo do coração, devido ao estreitamento das artérias que conduzem sangue ao órgão. Os principais sintomas são fortes dores e desconforto na região do peito, conhecidos como angina. Já a Insuficiência Cardíaca é o estágio mais sério das doenças cardíacas. É quando o coração não consegue mais bombear sangue rico em oxigênio suficiente para o resto do corpo. Em ambos os diagnósticos, o tratamento em geral ocorre com medicamentos específicos, porém, em alguns casos intervenções cirúrgicas são necessárias.

A Orizon elabora Análises Mercadológicas e Estudos Farmoeconômicos que podem fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção. Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (Intenational Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo.