O Sindifar (Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos) realiza seminário sobre rastreabilidade de medicamentos no próximo dia 21 de março, das 9h às 17h, no Macro Office Eventos, em Porto Alegre. O evento pretende levar aos profissionais das indústrias farmacêuticas mais informações sobre o Sistema Nacional de Controle de Medicamento, previsto na lei 11.903 sancionada em 2009, e que também teve suas diretrizes e prazos determinadas na RDC 54 divulgada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em dezembro último. Na oportunidade estarão presentes também empresas fornecedoras de equipamentos, tecnologia e serviços que irão expor as soluções mais adequadas para as adequações aos participantes.

O novo sistema de rastreabilidade prevê que cada medicamento conte com uma IUM (Identificador Único do Medicamento) e alguns pontos devem ser ressaltados: todos os medicamentos com registros na Anvisa estarão sujeitos à norma, inclusive amostras grátis; As embalagens secundárias de todos os medicamentos, incluindo as embalagens múltiplas, embalagens secundárias para fracionados e embalagens hospitalares, devem conter a IUM; Os medicamentos que não possuem embalagens secundárias devem conter a IUM na primária; E está confirmada a utilização do código bidimensional Datamatrix nas embalagens, que deverá conter no mínimo os seguintes dados que compõe a IUM: Nº de registro do medicamento junto à Anvisa, Nº serial, Data de Validade e Lote.

O gerente da divisão de codificação industrial da Sunnyvale, Wagner Gennari, explica que é preciso fazer análise das superfícies onde se aplicará a IUM antes de investir em equipamentos. “Hoje estão disponíveis três tecnologias que atendem a praticamente todas as necessidades da indústria farmacêutica para fins de rastreabilidade: Termo Ink Jet, Laser e Termotransferência. O importante é procurar os especialistas para identificar a melhor aplicação para esta codificação”, acentua. A Sunnyvale é parceira da fabricante inglesa Domino Printing, que tem seus equipamentos instalados em países que já utilizam a rastreabilidade e servem de referência, exemplos de Turquia e França. A Sunnyvale é uma das empresas que marcará presenta no evento e levará suas soluções e experiências aos participantes.