A Sunnyvale estará na FCE Pharma com equipamentos de codificação industrial voltados às novas demandas do mercado farmacêutico, principalmente na questão da rastreabilidade. O tema ganha ainda mais força, neste primeiro semestre, depois que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) encaminhou para consulta pública a proposta que cria o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, que está na Lei 11.903 sancionada em 2009.
A proposta encaminhada para consulta pública determina que a responsabilidade de zelar pela qualidade, pela segurança e pela eficácia dos medicamentos deve ser compartilhada entre todos os agentes que atuam na cadeia de produção, distribuição e consumo desses produtos. A lei quer diminuir os impactos da falsificação e de roubos de carga por meio de uma identificação única de cada medicamento, com a qual será possível saber todo o caminho do medicamento desde o laboratório, passando pelo distribuidor até a farmácia na qual foi comercializado.
Tecnologia de impressão – O que já está definido é que a tecnologia a ser adotada para a captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados necessários ao rastreamento de medicamentos no Brasil será o de código de barras bidimensional (Datamatrix). E, para isto, será preciso ter equipamentos específicos nas linhas de produção. A Sunnyvale apresentará na FCE a Codificadoras Domino Série G (Thermal Ink Jet), Domino Série D (Laser) e Série V (Termotransferência), que atendem os requisitos exigidos pela Anvisa para a impressão do código bidimensional nas embalagens primárias e secundárias de medicamentos.
As codificadoras Domino já estão em mercados internacionais que atuam com leis de rastreabilidade como na Turquia, que é referência neste setor. São equipamentos em conformidade com o CFR 21 part 11 e GAMP 5, normas específicas que garantem validação dos processos e que definem as boas práticas para a indústria farmacêutica. “Também é importante citar que as codificadoras imprimem o Datamatrix com Grade A, uma especificação da GS1 (Associação Brasileira de Automação), que é a única responsável pelo desenvolvimento e aplicação de padrões globais de identificação”, acrescenta o gerente comercial da divisão de codificação da Sunnyvale, Wagner Gennari.
Além de atuar a mais de 20 anos no setor industrial de codificação e identificação, a Sunnyvale desenvolveu algumas parcerias para o fornecimento de soluções completas de rastreabilidade, entre as quais podemos citar a Cognex para o fornecimento de leitores e sistemas de visão. Também apresentará na FCE Pharma um sistema de transporte com a marca Sunnyvale, indicado para indústrias de pequeno e médio portes.
Sobre a Sunnyvale – A Sunnyvale atua há 35 anos na comercialização e fabricação de equipamentos para codificação industrial, inspeção de produtos acabados, equipamentos para embalagens, injetoras e robôs de paletização. A empresa representa cerca de 20 marcas de ponta em tecnologia para área de embalagem, como Domino, Saccardo, Bizerba, Foxjet, Sic, Fuji, Tavil, Trojanlabel e Anritsu, entre outras.
No portfólio estão mais de 90 equipamentos para atender a todas as necessidades dos segmentos que atua, o que coloca a Sunnyvale como uma das líderes em seu segmento. A empresa conta com escritório central em São Paulo, com três mil metros quadrados de área construída, e unidade fabril em Itaquaquecetuba, na região metropolitana da capital paulista, com cerca de 10 mil metros quadrados de área construída.
A Sunnyvale é parceira ativa de projetos, como a Fundação Gol de Letra, que tem como fundadores os ex-jogadores da Seleção Brasileira de Futebol, Raí e Leonardo. A empresa também desenvolve trabalho de recolhimento das embalagens de fluídos utilizados nos equipamentos Ink Jet DOMINO e dos resíduos provenientes dessa utilização. De acordo com a legislação ambiental em vigor, o objetivo é que estes não sejam objetos de poluição ambiental de mananciais e rios, ou tomem destino impróprio. Mais informações no www.sunnyvale.com.br.