Um novo complexo de saúde atenderá a moradores da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, a partir da próxima segunda-feira (8). O centro terá quadras de esportes, piscinas e consultórios para várias especialidades, com capacidade para 450 atendimentos por dia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na inauguração da obra que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O complexo de saúde custará R$ 15,6 milhões. Incluiu uma Unidade de Pronto Atendimento, um Centro de Atenção Psicossocial, centro de radiologia, laboratório e contará com 11 equipes do Programa Saúde da Família, além de refeitório para os profissionais.

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse que a construção do centro de saúde vai complementar as obras do complexo esportivo, no qual foram investidos R$ 40 milhões em duas piscinas, quadras de esporte, campo de futebol, escola de surfe, pista de skate, academia de boxe e vestiário.

De acordo com o ministro, o complexo vai ajudar a resolver um dos principais problemas de saúde na comunidade, que é a tuberculose. Na Rocinha, a taxa de incidência é de 300 casos por 100 mil habitantes, quando o tolerável pela Organização Mundial de Saúde é de 46 casos para cada 100 mil.

*Com informações da Agência Brasil

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.