Aliança para a Saúde Populacional é uma entidade sem fins lucrativos que busca melhorias para o setor de saúde privado
Algumas das maiores empresas ligadas a planos e gestão de saúde privada do Brasil se reuniram para buscar novas soluções e melhorias para o setor, surgindo assim a Aliança para a Saúde População – Asap. É uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2012, que busca implantar no Brasil a experiência de sucesso nos Estados Unidos com a Care Continuum Alliance – CCA, referência em indicadores, metodologias e na difusão das melhores práticas em Gestão de Saúde Populacional – GSP. A empresa catarinense Saúde Suplementar é a mais nova e a única da região Sul a integrar este seleto grupo.
O aumento da expectativa de vida da população, o crescimento das doenças crônicas, um sistema de saúde focado predominantemente na doença, e não na saúde, a ausência de ações padronizadas e de métricas predefinidas são alguns dos desafios que a Asap busca superar.
“Há dois anos, quando assumimos o gerenciamento do plano de dos servidores públicos do Estado de Santa Catarina, o SC Saúde, já estávamos atentos a um modelo de saúde que prioriza a prevenção. O programa de medicina preventiva atende a 13 mil segurados para acompanhamento e orientação, além da promoção de palestras sobre saúde e grupos de trabalho, como educação nutricional, controle do tabagismo e preparação para a aposentadoria”, salienta a diretora da Saúde Suplementar, Irene Minikovski Hahn.
A proposta é que a ASAP seja referência no setor privado de saúde, inclusive para a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, podendo ser ainda fonte de consulta para os órgãos governamentais, como o Ministério da Saúde. Mais informações em www.asapsaude.org.br.