Criatividade e um olhar inovador para buscar responder aos grandes desafios da saúde pública brasileira. Essas são apenas algumas das características dos projetos que concorreram ao 5º Prêmio Inovação Medical Services – Novos Caminhos em Saúde Pública, criado pelo Portal Medical Services, da Sanofi.
Em evento realizado no Museu de Imagem e Som, em São Paulo, reunindo finalistas e várias personalidades da saúde brasileira, foram anunciados os vencedores desta quinta edição, que recebeu quase 150 trabalhos, de 57 cidades brasileiras. Desde a sua criação, o Prêmio já recebeu quase 900 trabalhos de 25 Estados do País.
Os projetos abordam os diferentes aspectos da saúde pública, como desenvolvimento científico, melhorias de gestão e novas técnicas no atendimento da população, otimizando tempo e custos. “O Prêmio busca dar mais visibilidade a essas inovações para que essas propostas ganhem apoio, evoluam e possam beneficiar um número maior de instituições e pacientes, gerando um efeito multiplicador de boas práticas”, diz Cristina Moscardi, diretora de comunicação e responsabilidade social corporativa da Sanofi.
Confira no Box abaixo os ganhadores e mais informações sobre o Prêmio:
1º lugar da categoria Projetos – Vacinação segura: Notificação de procedimentos inadequados em vacinação e estratégias de superação
Brasília – DF
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 43 imunobiológicos ministrados em 34 mil salas de vacinação no Brasil. A proposta foi criar uma metodologia para reduzir eventuais riscos que podem surgir na administração de vacinas gerando um banco para embasar estratégias de superação.
2º lugar da categoria Projetos: Uso da prototipagem no planejamento pós-operatório para pacientes com tumores de cabeça e pescoço
Rio de Janeiro – RJ
Este projeto avaliou o uso de 3D na construção de protótipos de planejamento de cirurgias de tumores de cabeça e pescoço, o que revelou a vantagem de economia, tempo e custo.
3º lugar da categoria Projetos: Projeto Cabra nosso de cada Dia
Sobral – CE
Para proporcionar melhor qualidade de vida às famílias carentes de Sobral, no Ceará, e assegurar alimentação para as crianças, as famílias recebem uma cabra para criar. O leite de cabra é rico em vitaminas, proteínas e sais minerais.
1º lugar da categoria Ações – Implementação de técnica de metagenômica: descoberta de dois novos vírus da família circoviridae em amostra de fezes humanas
São Paulo – SP
Por meio da técnica metagenômica, que detecta vírus, essa equipe descobriu que 2 novas espécies do circovírus, já associados a doenças graves em porcos e aves, também foram encontradas nos seres humanos. A técnica foi implementada no Instituto Adolfo Lutz, órgão responsável pela prevenção e controle de doenças.
2º lugar da categoria Ações: Terapia fotodinâmica no diagnóstico e tratamento da neoplasia intraepitelial cervical.
São Carlos – SP
O câncer de colo de útero é o segundo mais incidente no Brasil e quase sempre a doença começa a partir da evolução da neoplasia intraepitelial cervical (NIC). A equipe testou a eficácia de um novo protocolo que facilita a identificação da NIC e trata as lesões. Foram avaliadas 12 voluntárias de 24 anos, com resultados muito positivos.
3º lugar da categoria Ações: Informatização da decisão clínica como estratégia de diminuição do tempo de espera nos serviços de pronto atendimento
São Paulo – SP
Criação de um sistema com banco de dados para agilizar a tomada de decisão no atendimento inicial do paciente, garantir qualidade e padronizar as informações existentes nas Unidades Básicas de Saúde e pronto-atendimento do AMAS.
1º lugar da categoria Medicina Tropical – Avaliação da soroprevalência da infecção pelo vírus da Hepatite A em crianças e adolescentes de Campos dos Goytacazes-RJ e potencial impacto da implantação da vacina para os munícipios
Campos dos Goytacazes – RJ
É o único município do Brasil a implantar, desde 2011, a vacinação precoce contra o vírus da hepatite A em crianças com idade inferior a dois anos de idade em seu programa de vacinação pública. A estratégia é importante porque o Brasil é considerado um país de endemicidade intermediária para o vírus da hepatite A (HAV). Um estudo em análise vem confirmando os resultados da vacinação precoce.
1º lugar da categoria Doutorandos – Imunogenicidade de uma proteína de fusão contendo epítopos imunodominantes de Ag85C, MPT51, e HspX de Mycobacterium tuberculosis em camundongos e em infecção ativa de tuberculose.
Goiânia – GO
A única vacina contra a tuberculose, o Bacillus Calmette-Guérin (BCG), não oferece proteção satisfatória. Esta equipe avaliou a imunogenicidade (habilidade da vacina de estimular o sistema imunológico) de uma combinação de proteínas que foi aplicada em ratos e indivíduos com tuberculose. Os resultados foram positivos: os ratos e os pacientes apresentaram boa resposta imunológica.
Mais informações sobre o Prêmio Inovação Medical Services:
Na primeira fase do concurso, 40 trabalhos foram selecionados pelo conselho editorial do portal Medical Services, composto por sete médicos de várias especialidades. Em seguida, a votação foi aberta aos profissionais de saúde cadastrados no portal, que puderam escolher as melhores propostas. Na última etapa, personalidades brasileiras na área da Saúde selecionaram os vencedores das quatro categorias, entre os mais votados na segunda fase. Os critérios avaliados são: relevância, reprodutibilidade, viabilidade, criatividade e inovação.