Foi iniciado no Centro de Treinamento credenciado da SBC na Bahia, o INESS, o curso de capacitação em TECA A e TECA B, para 450 médicos e enfermeiros da saúde pública. É o primeiro passo para o ambicioso programa que aliou a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) no desafio de capacitar 2.500 profissionais de saúde nas técnicas de atendimento às emergências cardiovasculares e ressuscitação cardiorrespiratória.
A abertura oficial do programa ocorreu no dia 15 de abril na sede da OPAS em Brasília, com a presença de diretores e secretários do Ministério da Saúde, diretores da OPAS, do presidente da SBC, Jadelson Andrade, do diretor de Relações Governamentais da SBC, Daniel Daher, além dos presidentes de sociedades de especialidades e numerosos diretores de hospitais centros de saúde.
O presidente da SBC Jadelson Andrade, ao falar na solenidade informou acerca do início das atividades do curso no centro em Salvador, onde serão capacitados profissionais de saúde pública da Bahia e dos demais estados das regiões Norte e Nordeste. Informou ainda que as atividades dos dois centros de capacitação da SBC do Rio de Janeiro e São Paulo iniciarão as atividades já em maio. Nestes centros serão capacitados 650 profissionais de saúde do Rio de Janeiro, São Paulo e demais estados das regiões Sul, Sudeste e do Distrito Federal.
Esta primeira etapa, que capacitará um total de 1.000 profissionais de saúde, será concluída antes da Copa das Confederações, conforme meta estabelecida entre a SBC, OPAS e Ministério da Saúde. Um dos coordenadores do curso, Jorge Chamas, enfatiza que além da presença e orientação de instrutores capacitados, o aluno realiza um pré–teste de avaliação do seu conhecimento. “Ele é submetido a um treinamento intensivo através de aulas teóricas e prática com utilização de manequins com recursos técnicos de padrão internacional nos quais é treinada a reanimação cardiorrespiratória e permite a identificação dos sintomas de parada cardiorrespiratória”, explica. Após o curso são realizados testes de avaliação e emissão de certificados para aqueles que atingiram índices de aprovação. Complementando toda a atividade, os alunos recebem previamente ao curso exemplares do livro TECA A e TECA B produzidos pela SBC.
Na avaliação dos coordenadores nacionais do TECA, Sergio Timermann e Manoel Canesim, e do Diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado, este acordo de cooperação assinado entre a SBC e o Ministério da Saúde trará um significativo impacto na capacitação de profissionais da rede de saúde pública do país ao estarem aptos a realizarem manobras de ressuscitação cardiorrespiratória conforme preconizado pelas diretrizes. O presidente da SBC, Jadelson Andrade, finaliza afirmando que é o inicio de mais uma ação de parceria entre o Ministério da Saúde e a SBC visando, melhorar progressivamente a atenção as doenças cardiovasculares no Brasil.