A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC alerta para a importância de medir a pressão arterial de crianças e adolescentes, já que cerca de 5 milhões têm os níveis alterados. Para conscientizar os pais e os pequenos, os cardiologistas acabam de receber o apoio de Maurício de Sousa e a Turma da Mônica. O cartunista e empresário é o mais novo embaixador da ação e vestiu a camiseta da campanha.

“Gente pequena também precisa medir a pressão arterial”, disse Maurício de Sousa durante a sessão de fotos. Para o coordenador da campanha “Eu sou 12 por 8 ou menos”, Marcus Bolivar Malachias, em toda consulta médica deve ser realizada a medição da pressão arterial independentemente da idade. “Entre os pequenos, a hipertensão pode estar relacionada a causas como predisposição genética, sobrepeso ou disfunções em glândulas, rins e artérias. Mas precisa ser diagnosticada e tratada”, informou o cardiologista.

Para que médicos e profissionais de saúde possam, rotineiramente, medir a pressão arterial em crianças e adolescentes foi desenvolvido um aplicativo para as plataformas Apple e Android. “Basta informar a idade, a altura em centímetros e a pressão aferida e em poucos segundos é possível obter o resultado”, explica Malachias. Antes era necessário consultar tabelas de normalidade, fazer cálculos e nem sempre o resultado era preciso. O aplicativo foi desenvolvido pelo cardiologista Audes Feitosa, a pedido do Departamento de Hipertensão da SBC.

O aplicativo ainda permite identificar em qual nível a doença está: no estágio 1, quando ainda é considerada leve ou no 2, quando já é moderada. É possível também inserir valores de exames como o MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial, que mede a pressão por 24 horas) ou MRPA (monitorização residencial da pressão arterial, que avalia a pressão por aparelhos automáticos em períodos de dias e intervalos programados). “Estes dois exames são mais complexos do que a medida casual realizada em casa ou no consultório e podem ajudar no diagnóstico preciso da hipertensão”, diz o coordenador da campanha.

Normalmente na criança ou no adolescente, a hipertensão é causada pela associação de outras doenças, mas precisa ser controlada ou em alguns casos até curada. Assim como nos adultos, a hipertensão infantil não apresenta sintomas. “Quando a cura não é possível, o tratamento é para a vida toda, mas a criança ou o adolescente podem ter uma vida normal”, orienta Malachias. O cardiologista ainda lembra que é importante a prática regular de atividade física e a alimentação saudável para que o sobrepeso e a obesidade sejam evitados, fatores que podem desencadear a hipertensão na idade adulta.