Balanço da CET revela que 36% dos mortos em atropelamentos são idosos
De acordo com os dados revelados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os idosos somam 36% dos mortos em atropelamentos na capital de São Paulo. No levantamento mais recente da CET, realizado em 2010, foram registradas 630 mortes de pessoas com mais de 65 anos de idade. Preocupada com a situação, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) oferece algumas dicas de como motoristas e idosos podem colaborar com a segurança nas vias e evitar acidentes.
Primeiramente, o motorista deve considerar que pessoas idosas têm dificuldades de locomoção, se desequilibram com facilidade e sofrem, na maioria das vezes, de limitações na visão e audição. Pensar em alguns desses fatores já contribui para evitar o desrespeito e promover maior segurança para todos no trânsito. Já os idosos devem atravessar sempre na faixa de pedestres e quando o semáforo estiver vermelho para os veículos e verde para as pessoas.
Para realizar a travessia em vias sem semáforos, a pessoa idosa deve solicitar ajuda de uma pessoa que estiver transitando próximo da via ou levantar a mão, acima da cabeça, para alertar os motoristas.
A SBN acredita que somente por meio da conscientização as estatísticas podem ser diferentes, pois acidentes no trânsito podem gerar sequelas irreversíveis. “Sabemos que a vida nas grandes cidades faz com que as pessoas se tornem mais impacientes, mas adotar atitudes que combatam alguns vícios adquiridos por motoristas e pedestres contribui para uma convivência cada vez mais harmoniosa no trânsito”, afirma Prof. Dr. Sebastião Gusmão, neurocirurgião e presidente da SBN.
Sobre a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN)
A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) é uma organização não governamental formada há 55 anos por médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil. Atualmente, a SBN é considerada a terceira maior organização do mundo na especialidade, conta com aproximadamente 2.000 sócios e tem 19 membros em sua diretoria, de diferentes regiões do País. Hoje, o Presidente da SBN é o Dr. Sebastião Nataniel Silva Gusmão e a Vice-Presidência é ocupada pelo Dr. Jair Leopoldo Raso. A Secretaria Executiva é função do Dr. Sergio Listik.
O principal objetivo da SBN é defender os interesses do especialista em Neurocirurgia e gerar uma fonte de informações sobre casos, pesquisas, avanços tecnológicos, entre outros assuntos relacionados à especialidade. A SBN também nasceu da necessidade de fornecer informações de qualidade para o público leigo, estudantes e profissionais do segmento sobre a neurocirurgia e suas relações com o corpo humano.
A SBN mantém o Projeto Pense Bem, com o objetivo de conscientizar a população, por meio de divulgação de pesquisas, realização de palestras e apresentações de casos e depoimentos de vítimas, a pensar em suas atitudes antes de executá-las, para prevenir acidentes além de evitar traumas e sequelas, principalmente no cérebro e na medula.
Para mais informações, acesse o site www.sbn.com.br/medicos/ ou os perfis da empresa nas mídias sociais: https://www.facebook.com/pages/SociedadeBrasileiradeNeurocirurgia e no Twitter @sbneurocirurgia.