A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia mantém projeto intensivo de conscientização para tentar reduzir casos de traumas e suas sequelas.
No Brasil, o neurotrauma é um grave problema de saúde pública. Diferentes acidentes podem acarretar situações traumáticas, entre eles acidentes automobilísticos, quedas, mergulhos imprudentes e violência física. As ocorrências de fatalidades como essas são maiores em períodos festivos e em feriados prolongados, especialmente pelo consumo abusivo de bebida alcoólica.
Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), aproximadamente R$ 9 bilhões são destinados anualmente ao atendimento de casos de trauma, o que representa quase um terço de tudo o que é investido em saúde pública no País. No valor revertido ao atendimento de casos de trauma, já estão inclusos tratamento pré-hospitalar e hospitalar, gastos consequentes das sequelas, despesas indiretas, perdas de anos de vida e de produtividade, reabilitação e custos das perdas materiais.
“Acreditamos que a informação é um importante canal para orientar a população em relação aos riscos e também sequelas que uma atitude mal planejada pode gerar. Por isso, mantemos no Brasil o projeto Pense Bem, que tem como objetivo conscientizar o maior número de pessoas sobre suas atitudes antes de executá-las, para evitar acidentes e sequelas, principalmente no cérebro e na medula, já que podem ser irreversíveis”, afirma o presidente da SBN, Prof. Dr. Sebastião Nataniel Silva Gusmão.
A ação Pense Bem alerta sobre diversos tipos de acidentes do dia a dia, como soltar pipas em lajes das casas, subir em árvore sem verificar a segurança dos galhos, pular em rios, lagos, piscinas e mar sem checar a profundidade, sentar na cadeira inclinada sobre duas pernas, subir escada sem corrimão, colisões no trânsito e outras situações semelhantes. Além disso, a campanha oferece dicas de como praticar essas atividades com segurança.
Sobre a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN)
A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) é uma organização não governamental formada há 55 anos por médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil. Atualmente, a SBN é considerada a terceira maior organização do mundo na especialidade, conta com aproximadamente 2.000 sócios e tem 19 membros em sua diretoria, de diferentes regiões do País. Hoje, o Presidente da SBN é o Dr. Sebastião Nataniel Silva Gusmão e a Vice-Presidência é ocupada pelo Dr. Jair Leopoldo Raso. A Secretaria Executiva é função do Dr. Sergio Listik
O principal objetivo da SBN é defender os interesses do especialista em Neurocirurgia e gerar uma fonte de informações sobre casos, pesquisas, avanços tecnológicos, entre outros assuntos relacionados à especialidade. A SBN também nasceu da necessidade de fornecer informações de qualidade para o público leigo, estudantes e profissionais do segmento sobre a neurocirurgia e suas relações com o corpo humano.
A SBN mantém o Projeto Pense Bem, com o objetivo de conscientizar a população, por meio de divulgação de pesquisas, realização de palestras e apresentações de casos e depoimentos de vítimas, a pensar em suas atitudes antes de executá-las, para prevenir acidentes além de evitar traumas e sequelas, principalmente no cérebro e na medula.
Para mais informações, acesse o site www.sbn.com.br/medicos/ ou os perfis da empresa nas mídias sociais: https://www.facebook.com/pages/SociedadeBrasileiradeNeurocirurgia e no Twitter @sbneurocirurgia.