A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) renovou o certificado ISO 9001:2008, conferido pela DNV (Det Norske Veritas) ao Sistema de Qualidade da Sociedade. A renovação deste selo reforça o compromisso da SBPC/ML em aprimorar seu atendimento, seus produtos e serviços.
A auditoria de recertificação aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro e foi realizada pela auditora Renata Pereira, da DNV. Antes, a SBPC/ML foi submetida a uma auditoria interna feita pelo auditor do PALC Roberto Joji Kimura.
A certificação ISO 9001:2008 foi recebida pela primeira vez em novembro de 2009, após um trabalho de preparação que começou em julho do ano anterior.
O que é ISO 9000?
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, independentemente de sua atividade ou porte.
ISO é a sigla de International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, Suíça, e que está presente em mais de 150 países. Para ser reconhecida da mesma forma em todo o mundo e em todos os idiomas, a sigla, que, em inglês, deveria ser IOS, foi alterada para ISO – do grego, isos, que significa igual.
A função da ISO é promover a normatização de produtos e serviços para que sua qualidade seja permanentemente melhorada. As normas ISO estabelecem requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, maior capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores. Isso é feito em um processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.
As normas ISO aplicam-se a materiais, produtos, processos e serviços. Ao adotá-las, a instituição passa a funcionar de forma mais organizada, com maior produtividade, credibilidade e torna-se mais competitiva.