De 3 a 9 de junho se realiza no Brasil a Semana de Antiginástica, que tem como objetivo apresentar esse trabalho com vídeos, palestras e “sessões descoberta” gratuitas e abertas ao público. As sessões se realização nas cidades de Belém, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Maria e São Paulo. Para participar, basta escolher o horário e endereço de sua preferência e entrar em contrato com o profissional responsável pelo e-mail ou telefone. As informações sobre locais, horários e profissionais que atenderão durante a Semana de Antiginástica podem ser encontradas no endereço: http://www.antigymnastique.com/media/ui/img/page/semaine-de-lantigymnastique/PT-BRASIL-SEMANA-ANTIGINASTICA-2013.pdf
O que é a Antiginástica e o que ela pode fazer por você
A Antiginástica foi desenvolvida nos anos setenta pela francesa Thérèse Bertherat, pioneira no
desenvolvimento das técnicas psicocorporais e autora do livro O Corpo tem suas Razões,
de 1976 (com um milhão de exemplares vendidos), e publicado também em português, assim como as demais obras de Thérèse, pela editora Martins Fontes. Fruto da experiência e do trabalho conduzido por Thérèse Bertherat durante mais de quarenta anos, a Antiginástica se apresenta como uma pedagogia corporal, guiando os participantes em direção a um melhor conhecimento de seu corpo.
Fisioterapeuta de formação, Thérèse Bertherat estudou numerosas técnicas e terapias corporais
como a bioenergética, a eutonia, o rolfing, a gestalt, a acupuntura, as teorias da medicina chinesa
e da psicanálise de Freud à Jung passando pelos trabalhos de Wilhem Reich. Os movimentos da
Antiginástica extremamente respeitosos em relação ao corpo e à fisiologia são baseados nas
descobertas biomecânicas da fisioterapeuta Françoise Mézières.
Em 2013, uma rede de mais de cem de profissionais certificados em Antiginástica trabalham nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Eslovênia,
Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Nova Caledônia, Suécia, Suíça e Uruguai,
Escolas de formação na Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, França e Itália.
Em qualquer idade nosso corpo pode encontrar maleabilidade e mobilidade. No decorrer dos movimentos da Antiginástica o corpo se libera, se desembaraça de seus entraves e seus medos. Atrás de nossos encurtamentos e contraturas se esconde quase sempre um sofrimento passado, um acidente, um incidente esquecido, frequuentemente um acontecimento psicológico.Os músculos dos nossos olhos, da nossa mandíbula, de nosso diafragma, de nosso sexo, de nossas pernas, nossos pés, reagem a todos os acontecimentos de nossa vida. Mesmo aqueles esquecidos sobretudo aqueles esquecidos há muito tempo.
O trabalho da Antiginástica permite pouco a pouco reconquistar os territórios esquecidos, as
zonas adormecidas em que não ousamos mais mexer ou tocar. Um novo mapa do corpo se desenha: mais completo, mais harmonioso e muito mais confortável.