A UNIDAS realizará, em Brasília, nos dias 15 e 16 de abril, o 4º Seminário – Autogestão como modelo ideal para a saúde corporativa. O objetivo do evento é apresentar temas atuais relacionados diretamente ao cotidiano dos gestores, além de proporcionar debates sobre os principais aspectos deste mercado tão complexo. Participarão do encontro parlamentares, especialistas em saúde e integrantes de operadoras de autogestão.
“Temos como propósito contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de saúde brasileiro, para que apresente a melhor relação custo-efetividade na aplicação dos recursos e proporcione mais saúde para um número cada vez maior de pessoas”, ressaltou Denise Eloi, presidente da entidade.
Programação
Segunda-feira (15)
9 horas – Abertura
Denise Eloi, presidente da UNIDAS
9h10 – Painel 1: Saúde Corporativa, uma estratégia de valor para as organizações
Palestrantes: Pedro Carbone, professor de gestão e RH, doutor em economia e mestre em administração pública pela FGV, e Ricardo de Marchi, médico fundador e presidente do CPH Health, consultor na área da promoção de saúde e produtividade no ambiente corporativo.
10h10 – Debate
10h50 – Coffee Break
11h15 – Painel 2: A Sustentabilidade da Saúde nas empresas, os desafios para o segmento de autogestão
Palestrantes: Vilma Dias, gerente de unidade da Cassi-SP; Elizabeth F.H. Esperante, gerente de Auditoria e Regulação Médica, e Neusa Pelizzer, gestora do Departamento de Promoção à Saúde da ABET.
12h10 – Debate
12h40 – Almoço
14h35 – Painel 3: Governança Corporativa, por que as operadoras de saúde devem investir em controles internos?
Palestrantes: Leandro Fonseca da Silva, Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras – DIOPE ANS, e Profº Fábio Coimbra, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
15h40 – Debate
16h10 – Coffee Break
16h35 – Painel 4: Saúde mental e seus reflexos para a saúde corporativa Palestrantes: Eduardo Aquino, médico psiquiatra especialista na área de saúde corporativa; Hênio Braga Junior, superintendente da UNIDAS-DF.
17h30 – Debate
18h – Encerramento
Terça-feira (16)
9 horas – Painel 5: A importância da participação das entidades representativas de trabalhadores na construção de uma política de saúde de qualidade
Palestrantes: Mirian Cleusa Fochi, diretora de Plano de Saúde e Relacionamento com cliente da Cassi; Erika Kokay, deputada federal; José Saraiva Felipe, deputado federal; Maria Aparecida Diogo Braga, deputada estadual (RJ); Junéia Martins Batista, secretária Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT; Antonio Sergio Riede, presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.
10h20 – Debate
10h50 – Coffee Break
11h15 – Mesa-redonda: Perspectivas jurídicas no âmbito da regulação dos planos de saúde
Palestrantes: Dr. José Cláudio Ribeiro de Oliveira, assessor jurídico da Unimed do Brasil; Dr. Edibaldo Homobono Santa Brígida, procurador federal e assessor especial do Gabinete – ANS; Dr. Jose Luiz Toro da Silva , assessor jurídico da UNIDAS; Dr. Dagoberto José Steinmeyer Lima, chefe da assessoria jurídica da ABRAMGE/SINOG; Dr. Luiz Nivaldo da Silva, coordenador da Rede Saúde Filantrópica, e Dr. Luiz Celso Lopes, membro da Comissão Técnica da FENASAÚDE e membro do Comitê Técnico e Jurídico do IESS.
12h40 – Almoço
14h35 – Painel 6: Contribuições do laboratório de inovação assistencial OPAS/ANS para aprimoramento dos programas de promoção de saúde
Palestrantes: Alberto Ogata, coordenador do Laboratório de inovação assistencial da OPAS-ANS e presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida; Luiz Henrique Furlan, médico responsável técnico do Plano de Saúde; Fernando Coelho Neto, gerente de Saúde da VALE; Martha Regina de Oliveira, gerente-geral da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO), da ANS.
16h30 – Debate
17h30 – Encerramento
Serviço
Local: Hotel Naoum Plaza
Endereço: SHS – Quadra 5 – Bloco H / Brasília-DF