Francine Branco, enfermeira da Medicina Preventiva do Sepaco Autogestão, concede entrevista para o programa “Bom Dia Gazeta”, na Rádio Gazeta 890 AM, no Dia Nacional de Combate ao Fumo para fazer um alerta à população sobre os malefícios do cigarro e dar dicas de como é possível abandonar o vício.

Durante o bate-papo descontraído com a jornalista Bruna Garbuglio, a enfermeira explicou como a nicotina funciona no organismo e contou um pouco sobre os aspectos negativos do cigarro. Entre eles estão a dependência, a rejeição social, a menor resistência física, mais problemas de saúde, além do prejuízo financeiro.

Francine também abordou dicas de como o fumante pode superar o vício. “Normalmente dividimos a maneira de parar de fumar em três formas”, comenta. “A primeira é o método da parada imediata, onde a pessoa estipula uma data e a coloca como um objetivo. A partir daí, não fuma mais. A segunda é a parada gradual, neste caso, o indivíduo vai reduzindo o número de cigarros por dia até parar por completo, e, por último, o retardamento da hora de começar a fumar, ou seja, se a pessoa acende o primeiro cigarro às 6h, no segundo dia deve acender às 7h e assim por diante”.