Especialista em software para gestão de laboratórios passou a utilizar as tecnologias InterSystems Caché, Zen, DeepSee e Ensemble como base de seus produtos
Tendo como clientes alguns dos principais laboratórios de diagnósticos do País, a Shift, especializada em software para a gestão laboratorial, optou pelas tecnologias Caché, Zen, DeepSee e Ensemble, da InterSystems como base tecnológica de seus produtos. Após a migração das soluções Shift Liz, Automation, Controller e View para a tecnologia da InterSystems, ocorrida em 2008, a empresa vem conseguindo aprimorar sua oferta para o mercado de saúde e crescer a taxas de 25% ao ano.
Como a tecnologia utilizada anteriormente pela Shift já não evoluía no mesmo ritmo que as necessidades do mercado, a empresa fez uma avaliação dos principais fornecedores do mercado e optou por migrar para as tecnologias da InterSystems. “Percebemos que a InterSystems tinha a tecnologia que estávamos procurando e também o approach técnico e de negócios que precisávamos”, afirma Marcelo Lorencin, presidente da Shift.
A partir daquele momento, a Shift adequou o desenvolvimento de sua plataforma para usar o banco de dados orientado a objetos Caché; a tecnologia de integração Ensemble; o Zen, voltado ao desenvolvimento de aplicações web; e o DeepSee, software que possibilita o uso de análise em aplicações transacionais.
“Estávamos adotando uma nova tecnologia naquele momento e precisávamos de ajuda para tomar a decisão sobre como implementá-la da melhor forma. Desde então, a InterSystems vem trabalhando de forma muito próxima conosco e essa tem sido uma das chaves do sucesso no desenvolvimento”, afirma Lorencin, ressaltando a importância do suporte da InterSystems durante o projeto de migração.
Lorencin ressalta que a opção pela mudança tecnológica foi fundamental para o crescimento que a Shift teve nos últimos anos. “A nova tecnologia nos permitiu não apenas manter os antigos clientes, oferecendo a eles novas ferramentas e soluções para seus negócios, mas também ganhar novos clientes que enxergaram que nossa solução é a mais atualizada do mercado”, explica. “No aspecto técnico, aprimoramos a performance, escalabilidade e o mais importante para o mercado de saúde, que é a alta disponibilidade dos dados”, acrescenta.
Outro ponto que contribuiu para o crescimento da Shift foi o fato de ter uma solução voltada a dispositivos móveis também com tecnologia da InterSystems. Desenvolvido para rodar em iPads e tablets com sistema operacional Android, o aplicativo permite o rápido acesso aos resultados de exames feitos nos laboratórios clientes da Shift, e também aos registros eletrônicos dos pacientes.
“A criação do aplicativo permitiu a atualização de nossas soluções e também a adoção de novas tecnologias, gerando ganhos em agilidade e eficiência no atendimento em instituições de saúde que já utilizam tablets”, diz Lorencin, complementando que “o aplicativo também garante que o paciente inicie seu tratamento mais rapidamente”.