Hospital será o único da zona sul a oferecer o tratamento

A partir desse mês, o Hospital Adventista Silvestre, no Cosme Velho, passa a ser o primeiro da zona sul a prestar o serviço de Oxigenoterapia Hiperbárica (O2HB). A Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade de tratamento indicada para pacientes acometidos por doenças ou lesões – provocadas pelo comprometimento da circulação do sangue, como diversas formas de úlceras e também pela radioterapia. Está indicada também nas infecções ósseas – (osteomielites) e feridas crônicas resistentes que podem, no caso de pacientes diabéticos, levar à amputação.

– Os benefícios e os resultados do tratamento são ótimos. É bastante elevado o índice de resolução de casos difíceis, afirma o anestesiologista Tomaz Brito, responsável-técnico pelo serviço.

Tratamento

Antes de iniciar o tratamento na câmara hiperbárica, compartimento fechado no qual respira oxigênio puro, os pacientes são submetidos a uma consulta médica a fim de definir suas condições e possíveis contraindicações para o tratamento. Esta primeira abordagem inclui os curativos necessários e a documentação fotográfica das lesões, documentação esta que terá continuidade no transcorrer da evolução dos pacientes e fará parte do relatório final a ser enviado ao médico assistente que solicitou o tratamento. As sessões, de 10 a 90, têm duração mínima de 60 minutos. As variações, definidas após diagnóstico, respeitam os protocolos internacionais para as doenças ou lesões indicadas, o estágio evolutivo da situação patológica em si e com as condições clínicas do paciente. Durante todo o procedimento, os pacientes são acompanhados pelo médico hiperbarista, com o qual mantêm comunicação direta.

Para a execução do serviço, o Hospital Silvestre firmou parceria com a OHB-RIO/ LOX Hiperbárica que dispõe de equipamento e pessoal qualificado para conduzir tratamentos em câmara hiperbárica mesmo sob condições de terapia intensiva, com sólida formação e treinamento no Brasil e no exterior. Além disso, oferece a todos os pacientes, um período de tratamento com conforto, segurança e privacidade, o que é muito importante no que se refere à higiene e ao aspecto psicológico, explica o médico.

O Dr. Tomaz Brito, responsável-técnico pelo serviço, é anestesiologista há 31 anos, com residência médica, CET e atividade profissional no Hospital Municipal Miguel Couto (RJ), no Hospital Naval Marcílio Dias (RJ), no Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina (SP) e atualmente, no Hospital Universitário Gafreé e Guinle da UNI-RIO. É ex-intensivista, especialidade que exerceu por 18 anos, com formação, treinamento e atividade profissional nos hospitais já citados. É qualificado em Medicina Hiperbárica há 25 anos, com formação, treinamento e atividade profissional na Marinha do Brasil, no serviço de Medicina Hiperbarica da Terapia Intensiva do Trauma do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Columbia, na Carolina do Sul, EUA, sendo membro da Undersea & Hyperbaric Medical Society (UHMS).

Os atendimentos serão realizados em horário comercial, de segunda a sexta, das 8h às 18h e deverão ser agendados pelos telefones (21) 2504-3579 e (21) 3971-6943. Em casos de emergência os pacientes poderão entrar em contato pelo telefone (21) 9972-2799.