A adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) se mostra uma tendência nos hospitais públicos e particulares do Brasil. O SUS caminha para ter instituições que utilizem o PEP para registrar informações médicas, autorizar internações, exames e liberar resultados, além de registrar receitas médicas e informações sobre o paciente.

A opinião entre especialistas na área de saúde é que o prontuário eletrônico colabora para melhorar a qualidade dos serviços prestados, reduzindo custos e aumentando a eficiência da gestão do sistema.

Focada nessa demanda crescente de mercado a Simpress, líder em outsourcing de impressão e em gestão de documentos, acaba de lançar uma solução de captura e digitalização de documentos, o DocScan. A novidade elimina o tráfego em papel e diminui consideravelmente o tempo dos processos que envolvem informações físicas.

Instalado em multifuncionais, o DocScan faz com que esses aparelhos se tornem um ponto de captura de informações que são transferidas diretamente para uma pasta definida pelo departamento de TI do hospital. A solução proporciona que os usuários tenham o mínimo de interação com as configurações do arquivo para que a padronização dos processos seja garantida.

Essa tecnologia ajuda a evitar a perda de prontuários dentro da instituição e a troca de históricos. Além disso, proporciona uma visão única do paciente e aumenta a segurança, já que o documento passa a ter rastreabilidade.

A novidade garante aplicações parametrizadas e não customizadas, dispensando a necessidade de programação. Esta solução permite a gestão do ambiente de maneira centralizada evitando instalações locais. Portanto, melhora a usabilidade ao disponibilizar poucas telas ao usuário que insere os índices, digitaliza os documentos e os associa aos tipos de arquivos da aplicação.

Sobre a Simpress

A Simpress tem em seu DNA a preocupação em oferecer soluções inovadoras e diferenciadas. Eleita por seis anos consecutivos como a maior provedora de outsourcing de impressão do Brasil, a empresa ampliou em 2012 seu posicionamento estratégico, atuando agora como provedora de BPO de documentos.

Para atender clientes em todo o país conta com filiais na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e interior de São Paulo, 140 revendas e mais de mil técnicos especializados. Com dez anos de atuação, sua operação cresceu mais de 11 vezes e hoje conta com cerca de 1,7 mil funcionários. Em 2011, seu faturamento atingiu R$ 383 milhões, sendo 16% maior do que o do ano anterior.

A companhia foi eleita, nos últimos seis anos, a maior provedora de outsourcing de impressão do mercado brasileiro, segundo pesquisa publicada pela Série Estudos Outsourcing. Neste período, também se consolidou como a mais premiada do setor, sendo destaque em rankings de publicações como Valor Econômico, Isto É Dinheiro, Exame, ComputerWorld e INFO Exame, entre outras.