Com o intuito de atingir mais de 60 mil farmacêuticos no país, a Associação Diabetes Brasil (ADJ) em parceria com a Federação Internacional de Diabetes (IDF) inicia maior curso de Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos em formato E-learning. A primeira fase contou com edições presenciais em 17 estados e o Distrito Federal. Ao todo, já foram capacitados 1.900 farmacêuticos em 30 edições, desde agosto de 2010.
Com o apoio do Conselho Federal de Farmácias (CFF), dos Conselhos Regionais de Farmácias, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sindicato da Indústria dos Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), a iniciativa começará com dois programas pilotos em 2011 e implementará o novo ciclo em 2012 e 2013, com a expectativa de capacitar dois mil farmacêuticos por mês, com tutoria especialmente qualificada.
O objetivo, além do e-learning, é realizar algumas edições presenciais pós-cursos pela internet, modalidade conhecida como b-learning (b = blend, mistura) e que tem a presença física parte do público-alvo a fim de integrar todo o conteúdo. Assim, haverá interação por meio das tutorias de profissionais educadores, como médicos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos a fim de atualizar conhecimentos e desenvolver habilidades desses profissionais para proporcionar suporte adequado aos pacientes com diabetes.
Segundo Sérgio Metzger, Presidente Força Tarefa Governamental da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Diretor de Relações Institucionais da ADJ, “vamos inserir, de forma efetiva, o farmacêutico no processo educacional e de orientação em saúde para as pessoas com diabetes, transformando as próprias farmácias em estabelecimentos auxiliares de saúde, disseminadoras do conhecimento e de excelência no atendimento farmacêutico”.
Este curso tem como diferencial ter mais de 20 tutores especializados em diabetes, o que facilitará o aprendizado de todos os farmacêuticos que aderirem ao programa.
“Temos a intenção de atingir 320 mil profissionais em toda a América Latina, por meio da Federação Internacional de Diabetes da região da América Central e Sul (SACA), que tem ligação com órgãos que representam os farmacêuticos em cada país”, adiciona Sérgio.
A iniciativa tem patrocínio de 20 associados cotistas do Sindusfarma e empresas que produzem alimentos dietéticos para pessoas com diabetes e hipertensão.
Mais informações, acesse: www.adj.org.br