O aumento da eficiência dos processos de gestão é condição imprescindível para assegurar uma assistência melhor e mais humanizada à saúde daqueles que buscam atendimento hospitalar. O Hospital Santa Marta (HSM), de Taguatinga (DF), ao longo dos seus quase 27 anos de existência, vem aprimorando cada vez mais a sua administração do negócio em busca da acreditação para excelência em gestão e qualidade. Até 2010, o hospital utilizava soluções incompletas e dependentes de um grande número de integrações, que geravam enorme insatisfação para o corpo gerencial da instituição. Em 2011, essa realidade começou a mudar quando a instituição tomou a decisão de implantar o sistema Philips Tasy.

Atualmente, esse cenário foi revertido e o hospital utiliza ferramentas administrativas e assistenciais do Tasy, que promoveram maior integração das informações dos pacientes e entre os setores e profissionais. “A capacidade e a efetividade de uma organização de saúde, em um mercado cada vez mais robusto, exigente e competitivo, são garantidas por meio de um requisito básico: o investimento em tecnologia da informação”, afirma Wesley Aragão, gerente de Tecnologia do HSM. Uma vez integrado e sendo utilizado em todo o complexo hospitalar, os benefícios da utilização deste sistema não se limitaram apenas à área administrativa.

A área assistencial ganhou enorme contribuição a partir da adoção do prontuário eletrônico do paciente e de sua integração com todos os outros setores de assistência, como Laboratório e Radiologia. “O investimento que fizemos teve como objetivo integrar a gestão para aumentar a capacidade de tomada de decisão médica, o gerenciamento dos processos e a sustentabilidade organizacional”, completa Andrea Diniz, gerente de Qualidade e Marketing do HSM.

A utilização do Prontuário Eletrônico proporcionou ao hospital agilidade no atendimento ao paciente, maior segurança nas informações, maior assertividade (menor número de erros), agilidade na obtenção de informações do paciente e compartilhamento de dados entre vários profissionais ao mesmo tempo. Para a gerente de Risco do HSM Vivianne Karolline, uma vez que todos os módulos do sistema Tasy estejam implantados, o hospital terá uma efetiva gestão de risco que permitirá monitorar em tempo real todos os eventos assistenciais. Com isso, a definição de ações preventivas e corretivas poderá ser otimizada, proporcionando cada vez mais segurança para o paciente, impactando diretamente nos indicadores de qualidade da assistência.

“Nos dias de hoje, em que o mercado de saúde continua crescendo e alavancando negócios, é vital ter uma gestão e um processo decisório baseados em informações precisas, com relatórios confiáveis e um sistema com funções, como o prontuário eletrônico”, argumenta Luci Emídio, diretora executiva do HSM. Em 2012, o hospital aumentou seu investimento adquiriu um parque completo de equipamentos Philips e vislumbra a possibilidade de uma integração futura (Equipamentos – PACS – Tasy). De acordo com a executiva, uma das vantagens é que o Tasy pode ser facilmente alinhado às boas práticas de gestão e integrado à realidade do hospital, pois é totalmente customizado.

Qualidade X Resultados Financeiros

A implantação do Tasy no HSM trouxe incrementos significativos, pois a flexibilidade que o sistema da Philips proporciona, em termos de regras que garantem a cobrança eficiente de contas, evita grandes valores não pagos pelos convênios, por exemplo. “O Tasy promove um relacionamento saudável entre a operadora de plano de saúde e o hospital, na medida em que proporciona um faturamento inteligente, sem perdas durante o processo”, destaca Luci.

O HSM está trabalhando para que 2013 seja o ano da acreditação, com foco na qualidade dos serviços, segurança do paciente e excelência em gestão. “É importante frisar que os recursos do Tasy somados a uma busca pela excelência em gestão proporcionaram ao Hospital Santa Marta um aumento significativo em seu faturamento, atingindo 100% de aumento entre janeiro de 2011 e janeiro de 2013”, finaliza a executiva. A busca por este selo proporciona uma série de mudanças na gestão administrativa e envolve todos os setores hospitalares. Dessa forma, a utilização correta e efetiva do Tasy proporciona suporte a esse processo.