A Merck Serono, divisão para produtos biotecnológicos da alemã Merck, reuniu no site www.manejodatoxicidadecutanea.com.br informações e orientações para médicos sobre a prevenção e tratamento de reações de pele nos pacientes tratados com inibidores de EGFR (Receptor do Fator de Crescimento Epidérmico). Essa classe de medicamentos, da qual fazem parte os anticorpos monoclonais, controla a proliferação das células cancerígenas e contribui na redução do tumor. As reações, como rash acneiforme, prurido, xerose e paroníquia, pioram a qualidade de vida do paciente e podem levar a atrasos, interrupções e reduções na intensidade do tratamento, por isso necessitam de manejo precoce e adequado.

O site é composto por orientações de autoria dos dermatologistas Mário Lacouture, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, de Nova Iorque (EUA), e Cristina Abdalla, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Na ferramenta, os médicos encontram diversos materiais científicos de apoio, fontes bibliográficas sobre fisiopatologia e tratamento dos eventos adversos cutâneos, orientações sobre a radiodermatite e algoritmos de tratamento dos eventos dermatológicos mais comuns. O site possibilita ainda ao médico gerar e imprimir, com base nos algoritmos, um receituário médico de acordo com o nível de gravidade das lesões.

Entre as reações de pele que tendem a ter uma aparência mais grave, decorrentes das alterações celulares geradas pela terapia, está a radiodermatite – relacionada ao tratamento com radioterapia associada aos anticorpos monoclonais. Esta induz ao afinamento da pele, ressecamento e foliculite, favorecendo a colonização e superinfecção microbiana. No entanto, é consenso que as reações aparecem de forma mais precoce e se resolvem rapidamente, sem deixar cicatriz, mesmo em casos considerados mais graves, o que resulta na recuperação em até duas semanas após o término do tratamento. O manejo precoce e adequado do paciente pode reduzir significativamente a incidência e a gravidade dessas reações.

Cuidados iniciais – Radiodermatite

Os procedimentos básicos para reduzir a incidência e a gravidade das reações de pele em tratamentos que associam radioterapia e Cetuximabe são:

• Lavar a área a ser irradiada com sabonete neutro e não aplicar nenhum outro produto antes da sessão de radioterapia.

• Manter a área irradiada sempre limpa para evitar infecção secundária.

• Usar sabonete neutro, de preferência associado a hidratantes.

• Usar água morna e não esfregar o local.

• Usar xampu neutro, se o couro cabeludo for irradiado.

• Evitar o uso de secador com jato quente e forte, de preferência passar tolha macia.

• Evitar gel, laquê e mousse capilar.

• Usar creme ou loção hidratante após a radioterapia.

• Evitar roupas apertadas e fricção sobre a área tratada.

• Usar protetor solar.

• Avaliar a necessidade de corticoterapia tópica ou sistêmica, dependendo da reação, além da necessidade de suspensão da droga e radioterapia.

Saiba mais em: http://www.manejodatoxicidadecutanea.com.br

A Merck

A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. Em 2012, o lucro total cresceu 8,7% para €11,2 bilhões, e o faturamento aumentou 8,4% para €10,741 bilhões, refletindo crescimento orgânico de 4,5% em relação a 2011.

A Merck atua no Brasil desde 1923 – há 90 anos – e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do País, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono – de medicamentos de prescrição e Genéricos – e Produtos de Consumo (Consumer HealthCare). Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.