Um sonho que se tornou real. Este foi o tom da inauguração do Hospital Anália Franco, realizada nesta terça-feira, 11, na Zona Leste de São Paulo. Trata-se da terceira unidade da rede São Luiz, que já possui outras duas: em Santo Amaro e no Morumbi. 

“É a consolidação de um projeto de quase uma década que se materializa: o crescimento do São Luiz”, comemora o presidente do Conselho Administrativo do São Luiz, Hélio Athayde.

O evento reuniu dirigentes e executivos da saúde, além de representantes políticos e lideranças sindicais e de associações. Para descerrar a placa, a diretoria e presidência do São Luiz contou com a participação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do secretário de estado, Luiz Roberto Barradas Barata. Ambos comemoraram o novo empreeendimento na cidade. 

“Com o novo hospital, a Zona Leste passa a ter um up grade dentro do cenário econômico. Ela cresce não apenas com o atendimento à Saúde, mas com geração de emprego, de renda, e de qualidade de vida das pessoas. É uma das regiões que mais cresce em São Paulo e uma oportunidade para empreendedores apostarem e desenvolverem negócios”, diz Kassab.

Estrutura

Ao  todo,  serão  279  leitos,  sendo  180  apartamentos,  seis  suítes  na maternidade  e  uma  no hospital, 36 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 37 leitos de UTI neonatal, oito leitos de UTI infantil e seis leitos de semi-intensiva neonatal. Os centros cirúrgico e obstétrico têm 27 salas, nove  destinadas à maternidade. Além de reunir o que há de mais avançado em tecnologia hospitalar, a unidade vai atuar com equipes multidisciplinares e estará  pronta  para  atender  os  mais  complexos  procedimentos clínicos, cirúrgicos e de diagnose.

A projeção é de que a nova unidade realize 8 mil partos, 1,6 mil internações/mês, 1,3 mil cirurgias/mês, 20 mil atendimentos de emergência/mês e 20 mil atendimentos/mês no Centro de Diagnóstico. 

Rede São Luiz

Inaugurado  em  1938,  como  policlínica,  o  São  Luiz  é hoje uma rede de hospitais  com  11 mil médicos credenciados, 3,5 mil funcionários e mais de 500  leitos.  Por mês, faz  2,8 mil internações e 2,1 mil cirurgias; atende 25  mil  pacientes  no  pronto-socorro;  realiza 49 mil exames no Centro de Diagnósticos. 

Por ano, a maternidade faz 9 mil partos. O faturamento bruto em  2006  foi  de  R$ 450 milhões. A unidade Anália Franco, com funcionamento previsto  para  janeiro  de  2008,  dará  início  ao modelo de expansão por região, recém-anunciado pela rede.