A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – estará presente com 45 voluntários entre médicos, enfermeiros e profissionais de saúde, auxiliando o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo as equipes de saúde do Estado e do Município de Aparecida, durante a visita do Papa Francisco à Basílica da cidade, na próxima quarta, 24 de julho.

A equipe está preparada para prestar atendimentos em primeiros socorros. Segundo Agnaldo Pispico, diretor do Centro de Treinamento de Emergências da SOCESP, são esperadas aproximadamente 250 mil pessoas nos arredores e 15 mil dentro da Basílica. “Reforçaremos as equipes de pronto atendimento para facilitar a corrente da sobrevivência”, afirma Pispico.

As equipes da SOCESP estarão posicionadas em pontos estratégicos com Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) e profissionais treinados em suporte básico de vida. Dados de levantamentos mundiais mostram que, nessa concentração de pessoas são realizados, em média, dois mil atendimentos, entre desmaios, outras ocorrências e duas ou três paradas cardiorrespiratórias. No caso da visita do Papa Francisco, especificamente, será uma população de maior risco. “Muitos são idosos e pessoas com problemas de saúde que vão buscar uma benção, além do tempo de espera em pé, expostos ao calor”, conta o cardiologista.

Não é a primeira vez que a SOCESP participa de um evento grandioso como esse. Em 2007, durante a visita do Papa Bento 16, a equipe de profissionais da entidade também deu apoio ao Exército. “Como já tínhamos expertise, aceitamos prontamente o convite do Secretário de Segurança do Estado de São Paulo”, conclui Agnaldo Pispico.