A Regional Araras da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – vai promover, no dia 20 de outubro, o encontro Insuficiência Coronariana: o que há de novo e o que sempre funcionou com palestra do Dr. José Antonio Franchini Ramires, professor titular de cardiologia da FMUSP/InCor.
No evento serão apresentados tratamentos clínicos – administração de medicamentos – que podem melhorar a irrigação do músculo cardíaco e ajudar na dilatação de artérias coronárias e outros que podem diminuir a coagulação, a tensão miocárdica, a frequência cardíaca e a pressão arterial, ajudando na estabilização do quadro. Também será discutida a importância do controle dos fatores de risco como colesterol elevado, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, sedentarismo, obesidade e estresse com a finalidade de diminuir a progressão da aterosclerose coronariana. “É preciso que o profissional saiba identificar a insuficiência coronariana rapidamente e inicie o tratamento o mais breve possível a fim de diminuir os riscos de morte e sequelas”, afirma o presidente da Regional, Dr. Fernando Cândido Martins.
Insuficiência coronariana é o nome dado à deficiência na irrigação do sangue no coração causado pelo estreitamento dos vasos sanguíneos, que podem chegar a total obstrução. É também uma das principais causas de procura dos Serviços de Emergência dos hospitais brasileiros por pacientes que relatam dor no peito, chamado também de angina, um dos sintomas mais comuns. A doença é causada, na maioria das vezes, pela aterosclerose – desenvolvimento de placas de gordura devido ao depósito de colesterol na artéria.
O encontro é voltado para cardiologistas e clínicos da região. Os interessados podem fazer as inscrições pelo site www.socesp.org.br ou pelo telefone (11) 3179-0039 / 0049.
SERVIÇO:
SOCESP Araras | Insuficiência Coronariana: o que há de novo e o que sempre funcionou
Data: 20 de outubro de 2012
Horário: 10h00
Local: Instituto de Oncologia Clínica de Limeira
Endereço: Rua Sergipe, 830 – Limeira
Inscrições: (11) 3179-0039 / 0049 ou www.socesp.org.br (SEM CUSTOS)
** acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à SOCESP com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.