No 46º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, de 4 a 7 de setembro, em Salvador, será lançado o sistema de certificação digital de laudos laboratoriais, oferecido através de uma parceria da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) com a empresa Veus Technology. O lançamento será no dia 6 de setembro, às 10h30, no estande da SBPC/ML.

“Esta é uma iniciativa para combater fraudes na saúde e oferece mais segurança para os clientes e para o próprio laboratório. As fraudes na saúde consomem US$ 800 bilhões ao ano, no mundo todo. Este montante é 100 vezes superior ao que ocorre no sistema financeiro”, explica o vice-diretor científico da SBPC/ML, Murilo Melo, que coordena o lançamento do sistema de certificação digital de laudos.

Para o laboratório emitir laudos com certificação digital, os profissionais que os assinam precisam ter um e-CPF — CPF com assinatura digital, sob a ICP-Brasil — que pode ser obtido na Receita Federal ou em diversas instituições autorizadas, chamadas Autoridades Certificadoras.

Depois do congresso, a SBPC/ML divulgará em seu site (www.sbpc.org.br) mais informações sobre o sistema e como usá-lo.