Um software que controla o gerenciamento de fluidos para pacientes vítimas de queimaduras graves está ajudando a salvar vidas e a melhorar a eficiência das equipes médicas envolvidas no tratamento. Uma nova solução desenvolvida pela Arcos Inc., uma empresa provedora da área de saúde com sede em Boston (EUA), o Burn Navigator, consegue monitorar de forma precisa a administração de fluidos para pacientes e reduziu em 34% a média de mortalidade e adiantou em 2.5 dias a remoção do paciente da respiração artificial. O tablet robustecido Toughbook H2 é o hardware que viabiliza a solução.

As queimaduras muito grandes são uma forma severa de trauma e requerem um complexo e contínuo atendimento médico. Uma parte crítica do tratamento é o gerenciamento de fluidos de forma intravenosa nas primeiras 24 horas de hospitalização. Ministrar fluidos para pacientes queimados requer que a equipe médica verifique dados, como nível de urina e outros fatores, a cada hora e que ajuste a quantidade de fluidos constantemente, de acordo com o quadro do paciente, para que ele não fique desidratado ou hidratado demais.

Para atender esse desafio, o Burn Navigator, que é usado pelos profissionais de saúde com o tablet PC Panasonic Toughbook H2, usa um avançado algoritmo que entende como cada paciente responde à terapia a cada hora e otimiza a administração dos fluidos. O programa também oferece gráficos de ressuscitação que ajudam enfermeiras e médicos a acessar rapidamente o status do paciente e criar um plano de atendimento específico para o paciente.

A durabilidade do Toughbook H2, um handheld robustecido, e seu design leve permite que a equipe médica carregue o dispositivo para o leito do paciente e para atendimentos fora da área hospitalar.

O Burn Navigator recebeu recentemente aprovação do Exército dos Estados Unidos, permitindo que seja usado em situações de combate. O CEO e fundador da Arcos Inc, Chris Meador, explica que os militares ajudaram no desenvolvimento do sistema, com o objetivo de desenvolver um aparelho móvel que auxiliasse no tratamento de vítimas nas primeiras horas críticas de socorro, enquanto são removidas de áreas remotas. O Army Burn Center, em San Antonio, e a unidade médica da Universidade do Texas estão usando o Burn Navigator.